Sergipe

31/01/2019

Curso técnico em Agronegócio gera oportunidades no mercado

Por: Do Senar/SE

O curso técnico em Agronegócio vem há três anos formando técnicos qualificados para o mercado de trabalho sergipano. O curso é oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Sergipe (Senar/SE) e tem duração de dois anos. Ao todo, já foram formados 127 técnicos em agronegócio.

A área oferece vários campos de atuação. O técnico em agronegócio trabalha em empresas comerciais, estabelecimentos agroindustriais, serviços de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, revendas, consultorias, empresas de fomento e como tutor e técnico do Senar/SE.

O técnico em Agronegócio, Cleberton Ribeiro de Araújo, se formou na turma de 2015.1 e hoje trabalha em uma grande empresa de laticínios de Sergipe. Ele fez estágio na empresa e acabou sendo contratado.

“Fiquei sabendo via e-mail. Fazia uns cursos online do Senar e um dia abri e tinha a seleção desse curso. Fiz a inscrição no processo seletivo e passei  já no final da fila. Tinha uns oitos anos parado sem estudar. É uma coisa que gosto de fazer e me identifiquei com a área”, lembra Cleberton.

Cleberton trabalha é uma empresa de laticínios

Ainda segundo o técnico em Agronegócio Cleberton, a dinâmica do curso com visitas técnicas ajuda o aluno a ter contato com o mercado e desenvolver melhor as atividades.

“O material do curso é muito didático e as aulas são dinâmicas. Hoje eu compro o leite e dou assistência em uma propriedade. Fazemos o básico como higienização da fazenda e a questão de antibióticos”.

O técnico em agronegócio Jadson Nascimento atualmente trabalha em uma empresa de fertilizantes e sementes. Ela conta que o curso abriu as portas do mercado de trabalho.

“Ter sido aluno do Senar/SE foi uma experiência impar na minha vida, principalmente na maneira de enxergar pequenas ou grandes propriedades como empresas rurais. Proporcionou um vasto conhecimento na área que estou atuando na empresa de fertilizantes e sementes. Foi através do curso técnico que consegui ingressar no mercado de trabalho para colocar o meu conhecimento em prática”, afirma Jadson.

Jadson também está atuando no mercado

Curso

O curso técnico em Agronegócio tem duração de dois anos com 80% das aulas à distância e 20% da carga horária são reservados para avaliações, aulas práticas e teóricas no polo onde o aluno está inscrito. O Senar/SE possui polos presenciais nos municípios de Carira, Tobias Barreto e Indiaroba.

Veja também