Curso inédito no Brasil ensina a criar frangos em áreas com placas de energia solar
SENAR MINAS
Produtores rurais que têm placas de energia fotovoltaica em suas propriedades agora podem contar com uma nova fonte de renda: criar aves na mesma área onde ficam os equipamentos. Essa forma de trabalhar foi apresentada, nessa quinta-feira (27), durante o curso de Avicultura Básica na zona rural de Jaíba – bem a tempo do Dia da Avicultura, comemorado nesta sexta-feira (28).
O curso, que tem a sua versão tradicional, foi ministrado seguindo a nova proposta de trabalho. Inédito no Brasil, o treinamento coloca o Sistema FAEMG/SENAR/INAES como importante parceiro do projeto “O Sol é para Todos”, criado pelas empresas Ser-Tão Solar e Envert, que constroem miniusinas para viabilizar a obtenção de energia solar por pequenos produtores.
O superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif; o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Montes Claros, Dirceu Pereira; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Jaíba e Matias Cardoso, Ciro de Souza Paula; o diretor de projetos da Envert, Guilherme Veloso; e o diretor da Ser-tão Solar, Walter Abreu acompanharam o lançamento do curso, ministrado para oito produtores já inseridos no projeto.
Placas fotovoltaicas instaladas em área piloto no município de Jaíba (MG)
Pioneirismo e lucro
“A proposta não é só a parceria na criação de galinhas e energia solar, apostamos em algo maior. Com este modelo, estamos pensando no produtor rural, no trabalhador, na sustentabilidade ambiental, social e tecnológica, mas, principalmente, na econômica. Acreditamos que isso vai gerar muitos frutos. A energia fotovoltaica veio para ficar. É mais limpa, sustentável e barata. Quanto mais integrarmos, quanto mais aproveitarmos as áreas, maior o nosso sucesso”, destaca Christiano Nascif.
Para Nascif, o curso de Avicultura integrada a áreas com placas fotovoltaicas abre caminho para outros modelos, como o consórcio com fruticultura, apicultura, piscicultura, ovinocultura e criação de outros pequenos animais - propostas para agregar mais valor ao trabalho do produtor, aproximando-o do consumidor.
Mercado aquecido e demanda alta
Segundo o instrutor do curso, José Racine Freitas, a viabilidade do frango e do ovo é excelente, com mercado aberto e em constante crescimento. “A demanda é altíssima e faltam produtores. O mercado está adormecido no Norte de Minas e precisamos acordá-lo. O SENAR consegue passar para os produtores o conhecimento técnico para que eles consigam levar a produção do início ao fim com garantia de sustentabilidade”.
A partir da esquerda: Ícaro Nogueira, técnico do ATeG Fruticultura na região; Ciro Souza, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Jaíba e Matias Cardoso; Dirceu Pereira, gerente regional, José Racine, instrutor de Avicultura; e Christiano Nascif, superintendente do SENAR MINAS
Racine sempre acreditou na energia solar e na avicultura. “Aproveitando esse espaço de sombreamento, tela, pasto e fator humano, a gente consegue viabilizar ainda mais essa criação. Precisamos chamar os produtores e parceiros para nos ajudarem. Tenho certeza que o projeto será um grande salto para o Norte de Minas, especialmente para o pequeno produtor”, afirma.
Presenças
Entidades parceiras do Sistema FAEMG/SENAR/INAES compareceram ao lançamento do curso, como a Codevasf, representada pelo Assistente Técnico em Desenvolvimento Regional, Jacson Oliveira Gonçalves; o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene), com o diretor regional para o Norte de Minas, Guilherme Ramos, e a assessora Márcia Versiani; e o diretor financeiro do Sicoob Credinor, Carlos Genuíno.
O deputado estadual Gil Pereira (PSD), presidente da Comissão das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa de Minas, e o secretário de Agricultura de Matias Cardoso, Jesus Magno Ataíde Silveira, também prestigiaram o evento.