Logo CNA

Mato Grosso do Sul

Curso gratuito ensina potencializar características genéticas que melhoram produtividade de leite
Whats App Image 2021 11 23 at 16 50 55

Tecnologias assertivas melhoram reconhecimento genético de touros e são determinantes para produção de leite

24 de novembro 2021

Por: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

A seleção de raças de touros para o melhoramento genético e o manejo nutricional correto das fêmeas devem estar no foco de quem busca produzir mais com menos animais. Este é o tema da editoria #EducaçãonoCampo desta quarta-feira (24).

“Antes de iniciar o melhoramento, é essencial que o produtor conheça seus animais, faça análise individual de cada um conhecendo o grau genético deles e só depois, deve fazer a escolha do touro que mais contribuirá com as características que procura como tamanho do teto, conformação de ubere e largura de garupa, por exemplo”, explica o instrutor do Senar/MS, Thiago Toigo Câmara.

De acordo com o zootecnista, a nutrição também é fator determinante na obtenção de resultados. “Pode ser a melhor vaca do mundo, porém, sem um bom manejo nutricional, ela não irá expressar todo o potencial disponível na raça escolhida”.

Estes e outros assuntos são ensinados no curso ‘Melhoramento Genético em Animais Leiteiros’ do portfólio de Formação Profissional Rural do Senar Mato Grosso do Sul. A capacitação é gratuita e você pode conferir as próximas agendas em senarms.org.br

Foto: Tiago Câmara

Matérias Relacionadas