Logo CNA

Mato Grosso do Sul

Curso gratuito do Senar/MS ensina a fazer gestão de orçamento familiar
Dinheiro 1 web

Controle das despesas dentro de casa é fundamental para garantir qualidade de vida

1 de fevereiro 2023

O controle das despesas dentro de casa é fundamental para garantir qualidade de vida de uma família. O Senar Mato Grosso do Sul tem em seu portfólio um curso gratuito que ensina de maneira simples e prática como fazer gestão da vida financeira. Este é o assunto da editoria #EducaçãonoCampo , desta quarta-feira (1º).

“Equilíbrio é tudo. É preciso achar um meio termo entre ter qualidade de vida e o orçamento familiar. Esse é um dos pontos abordados na capacitação que também discute temas atuais e a importância de envolver todos no controle das despesas”, explica a instrutora e psicóloga, Crisler Keler.

Não existe fórmula para se organizar financeiramente, mas o que se sabe é que a tomada de consciência é a base para isso. “Não somos educados a entender sobre economia doméstica, o que faz que tenhamos práticas erradas no uso do nosso dinheiro. Novos comportamentos com a sua relação com o dinheiro”, complementa.

Passo a Passo: A dica para quem pretende dar o primeiro passo na vida financeira é distinguir o que são despesas essenciais, necessárias e supérfluas, bem como estabelecer metas de curto, médio e longo prazo. Faça o levantamento uma vez por semana e tire um tempo para avaliar a movimentação financeira dos últimos dias.

Crie categorias para os seus gastos. Alguns aplicativos de banco têm essa ferramenta disponível. Pode separar por alimentação (incluindo comidas prontas ou ingredientes para cozinha), habitação (parcelas de financiamento ou aluguel), transporte (aplicativos, combustível, parcela do carro ou moto), essenciais (água, luz, telefone), saúde (planos médicos, medicação) e dívidas (cartões ou empréstimos, caso tenha).

Com essas informações será possível visualizar quais áreas tem comprometido mais o seu orçamento e assim, eliminar os gastos, a partir da economia em algumas categorias e fazendo o autocontrole no dia a dia.

Cursos: Os cursos de Família, Qualidade de Vida e Controle de Orçamento Familiar são de graça. Para se inscrever, basta procurar o Sindicato Rural da sua cidade. Confira as cidades com o curso disponível:

3/2: Taquarussu
6/2: Angélica
7/2: Terenos
14/2: em Aral Moreira e Dourados
23/2: Jardim

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque

Matérias Relacionadas