Logo CNA

Tocantins

Curso do Sistema FAET/Senar capacita alunos no curso de Apicultura em Barrolândia
B20210827180408 b863e627 577f 4a63 8824 b43870be1934

1 de setembro 2021

Por: ASCOM SISTEMA FAET/SENAR

A atividade já levou a cidade ser reconhecida como capital do mel

Uma oportunidade de resgatar a atividade de apicultura no município de Barrolândia levou o Sistema FAET/Senar a capacitar produtores na cidade e reacender o desejo da região de ser referência na atividade. A produção reduziu drasticamente, mas com o novo projeto de reestruturação da cadeia apícola essa realidade pode ser transformada.

O instrutor do curso de “Apicultura Básica”, James Lages, explicou que já foi concluída duas novas turmas no municipio com o objetivo de incentivar o aumento da produção “A atividade ficou muito tempo desassistida na região, mas existe um projeto para os apicultores e o Senar entrou como parceiro desse projeto sendo o responsável pela qualificação deles. Neste primeiro curso básico ensinamos desde o manejo do apiário até a comercialização, os próximos cursos mais avançados serão para treina-los na produção da Rainha e própolis”, explicou.

O apicultor João Rocha precisou buscar qualificação para a atividade, aprendeu as técnicas corretas de manejo e conseguiu ver novas possibilidades “Fiz questão de ceder meu apiário para a realização desse treinamento e estou muito feliz com o que aprendemos aqui, principalmente sobre a venda dos subprodutos, já que hoje só comercializo o mel. Nossa meta é seguir por esse caminho e espero continuar contando com esse apoio que tem sido um divisor de águas para a gente”, enfatizou.

Já o Bernadino Etelvino, produtor rural que trabalha há algum tempo com apicultura de forma artesanal, pretende expandir essa atividade depois do curso “A cada dia vai surgindo novas tecnologias e muito do que a gente sabe já foi superado. O Senar e os sindicatos rurais são os pilares na produção do nosso município, sem essa estrutura e esse respaldo para nós produtor fica muito difícil caminhar sozinho”, pontuou.

Para conhecer o portfólio de cursos do Sistema FAET/Senar e também ficar por dentro de todas as notícias relacionadas ao agro acesse nossos sites : ( www.faetrural.com.br www.senar-to.com.br)

Matérias Relacionadas