Logo CNA

Curso do SENAR Minas certifica mulheres em pintura de tecidos
20160406093356 fileid itinga internaweb 0 714696002015150611981

Nos desenhos das participantes foi possível identificar as temáticas da cultura regional

8 de abril 2016
Por Senar

Por meio da parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (SENAR/MG) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Itinga, mais uma turma no Vale do Jequitinhonha recebeu capacitação na área de Promoção Social. O curso realizado foi o de pintura temática em tecidos e certificou 12 mulheres.

As aulas foram ministradas na sede do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Itinga pela instrutora Isa Magalhães, que deu início à capacitação fazendo uma pesquisa de campo sobre a cultura local e seus valores.

Após esse resgate cultural, as alunas partiram para as técnicas de pintura. Elas aprenderam a identificar as fibras têxteis, a preparar os pincéis, sobre a formação e combinação das cores, a utilizar a técnicas de pintura apresentando os efeitos de luz e sombra e, sobretudo, a analisar os benefícios da produção, comparando os recursos gastos ao valor de mercado de cada peça, verificando vantagens e desvantagens e o grau de satisfação.

Isa disse que o resultado dos desenhos foi bastante positivo. Ela afirmou que foi possível identificar as temáticas da cultura de Itinga nos desenhos de cada participante. Fogão a lenha, motivos religiosos, casarões, flores e cestos foram assuntos retratados pelas alunas em seus desenhos.

Assessoria de Comunicação do Sistema FAEMG/SENAR-MG
www.sistemafaemg.org.br

Matérias Relacionadas