Logo CNA

Minas Gerais

Curso de Rastreabilidade Bovina é novidade do SENAR MINAS para 2022

13 de dezembro 2021

Uma reunião entre o Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) fechou os últimos detalhes do mais novo treinamento do rol do SENAR MINAS: o curso de Rastreabilidade Bovina. No encontro, as entidades trocaram ideias sobre a iniciativa e foi apresentado ao MAPA o conteúdo da capacitação.

A analista técnica da Gerência de Formação Profissional Rural e Promoção Social, Marília Saraiva, contou que o treinamento, voltado para a bovinocultura de corte, está em fase de conclusão. O objetivo será preparar os pecuaristas para atender as exigências cada vez maiores do mercado internacional, no qual as ações de rastreabilidade já são realidade.

“A carne bovina brasileira vem crescendo em qualidade de produção e é importante que os pecuaristas estejam preparados para atender as questões sanitárias, adotando também tecnologias mais sustentáveis que respeitem os animais, o meio ambiente e a sociedade”, disse.

Para a auditora fiscal federal agropecuária do MAPA, Juliana Laender, o novo treinamento é muito bem-vindo. “O curso está bem abrangente e vai contribuir muito com produtores que já são certificados ou que pretendem aderir ao SISBOV”, acrescentou.

O curso de Rastreabilidade Bovina terá carga horária de 24 horas. O conteúdo prevê conhecimentos teóricos e práticos sobre o processo da rastreabilidade para que o produtor faça um gerenciamento eficaz tanto da compra e venda dos animais, bem como do estado sanitário e da produtividade do rebanho. “Esse aprendizado irá proporcionar uma ferramenta para controle efetivo da propriedade”, avalia Marília Saraiva.

Matérias Relacionadas