Logo CNA

Tocantins

Curso de pá carregadeira é lançado em Marianópolis
20230425140545 ac03ed63 c3de 4649 93ec d3020c60f802

Treinamento entrou recentemente para o portfólio de cursos que o sistema oferece para as atividades de apoio agrossilvipastoril

25 de abril 2023

Por: Assessoria de Comunicação - Sistema FAET/Senar

“Mais uma grande realização do sistema FAET/Senar para os trabalhadores e produtores de Marianópolis e região. Nossa expectativa é que eles estejam preparados para a demanda que segue forte aqui no município”. A fala é do presidente do Sindicato Rural de Marianópolis, sobre a primeira turma que foi capacitada no curso de “Operação e Manutenção de Pá Carregadeira”. O novo treinamento entrou recentemente para o portfólio de cursos que o sistema oferece para as atividades de apoio agrossilvipastoril.

A ideia é que os participantes qualificados estejam preparados para a manutenção e a vistoria do maquinário, o cuidado com o levantamento de cargas, com a proximidade de redes elétricas e a utilização de EPIs. Segundo o instrutor, Gibson Neres, a realização do curso de modo eficiente garante proteção e contribui para a produtividade no trabalho. “O curso de operação de pá carregadeira é também uma ótima oportunidade para ampliar as possibilidades de trabalho no campo”, enfatizou.

Para Joelson Barcelos, que já tem experiência na operação de máquinas, a capacitação aprimorou seu conhecimento. “Foi muito importante pois abordou as questões de lubrificação, painel de comando, parte elétrica da máquina”. Já Denison Rodrigues, contou que já teve um contato prévio com o maquinário, mas que só agora teve oportunidade de se qualificar de fato. “Fazia tempo que eu procurava por esse curso no estado, mas não encontrava, agora tenho a oportunidade de trabalhar especificamente com máquinas da linha amarela”, pontuou.


Sobre o curso: As aulas teóricas abordaram temas como saúde e segurança no trabalho, manutenção da máquina, operação em diferentes tipos de terreno, carga e descarga de materiais. Já nas aulas práticas, os alunos tiveram a oportunidade de operar a pá carregadeira, realizando manobras em áreas específicas e simulando situações reais de trabalho. A formação também inclui noções de direção defensiva e primeiros socorros. Todos receberam um certificado de conclusão, que é reconhecido em todo o território nacional.

Para mais informações, acesse Sistema FAET/SENAR

Matérias Relacionadas