Logo CNA

Piauí

Curso de irrigação localizada visa melhorar a gestão e produção rural

7 de fevereiro 2019

Por: Ascom Sistema FAEPI/SENAR-PI

Orientar o produtor rural para a gestão do consumo da água na propriedade é um dos objetivos do treinamento e capacitação sobre Irrigação Localizada, ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-PI.

Irriga C3 A7 C3 A3o 1

No último fim de semana, produtores rurais e estudantes de Agronomia da Universidade Estadual do Piauí do município de Ipiranga participaram do curso, que durou três dias, sobre sistema de irrigação localizada por gotejamento e micro aspersão . Na oportunidade, eles aprenderam a aumentar a produção com menos gastos, pois de acordo com o instrutor do SENAR-PI, Francisco Estrela, lhes foi repassado o sistema adequado para cada cultura desenvolvida na região.

Irriga C3 A7 C3 A3o 2

“Trabalhamos a irrigação localizada ensinando o manejo completo desde o sistema de bombeamento, reservatório, caixa d’água, montagem e a operação do sistema. O nosso foco é o gotejamento e micro aspersão adequando as culturas desenvolvidas na região”, explica.

Para o produtor rural Paulo Geovane, o curso foi muito importante porque além de ensinar as técnicas adequadas para cada cultura, contribui para a preservação do meio ambiente. “As vezes utilizamos uma técnica que não é adequada para nosso tipo de produção e aqui aprendemos que para cada cultura existe um manejo. Espero que agora eu possa economizar água na minha propriedade e aumentar a minha produção”, disse.

A realização do curso foi em parceria com a prefeitura e secretaria de Educação do município.

Irriga C3 A7 C3 A3o 3

Matérias Relacionadas