Logo CNA

Acre

Curso de Derivados do Leite do SENAR - AC estimula promoção social no Estado

27 de setembro 2021

Por: Astorige Carneiro (ASCOM/SENAR - Acre)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR - Acre) promoveu no mês de setembro, no município de Sena Madureira, o curso de Produção Artesanal de Derivados do Leite, voltado para a promoção social dos participantes dentro da cadeia produtiva do leite.

derivsena1

Curso estimula promoção social no Estado. Foto: Reprodução

Realizado no período de 13 a 17 deste mês, o curso foi uma parceria institucional entre SENAR e Instituto Federal do Acre (Ifac), reunindo 10 participantes na propriedade campus do Ifac no município de Sena. No primeiro semestre de 2021, já foram beneficiados mais de 150 homens e mulheres rurais através das ofertas de Promoção Social do SENAR.

Durante a realização do curso, são destacados os principais tipos de produções derivadas do leite, incluindo queijo coalho, iogurte natural, doces variados (de soro pastoso e em barra), coalhada, requeijão, entre outros.

derivsena2

Oferta foi uma parceria institucional entre SENAR e Instituto Federal do Acre (Ifac). Foto: Reprodução

"O enfoque do curso foi o aprimoramento das técnicas de processamento de leite e derivados. Trata-se de um momento muito relevante, pois vivenciamos na prática o processo de fabricação. Também nos ensinam a importância socioeconômica de adequar os processos de embalagem, armazenamento e conservação do produto, além de agregar valor aos produtos confeccionados. É o conhecimento que possibilita o nosso despertar enquanto agentes transformadores da nossa própria realidade", destacou Antonia de Oliveira Lima Silva, participante do curso.

derivsena3

No primeiro semestre de 2021, já foram beneficiados mais de 150 homens e mulheres rurais. Foto: Reprodução

“O SENAR se orgulha de sua atuação no estado do Acre. Por meio destes cursos, que podem parecer simples para muitas pessoas, as vidas são transformadas, pois são abertas novas possibilidades de trabalho e empreendedorismo. Já tivemos relatos de sucesso onde produtores rurais, após participar do curso, desenvolveram um ritmo de produção e venda que elevou a renda e a qualidade de vida para melhor. Nossa equipe e eu ficamos até sem palavras ouvindo estes relatos sinceros”, afirmou Mauro Marcello Gomes de Oliveira, superintendente do SENAR – AC.

Matérias Relacionadas