Logo CNA

Mato Grosso

Cultivo hidropônico beneficia comunidades do interior de Mato Grosso
04 28 abr curso de hidroponia 37

Moradores de Glória d' Oeste e Rondonópolis citaram os benefícios deste conhecimento

19 de junho 2023

Por: Comunicação/Senar-MT

Fonte: Comunicação/Senar-MT

Cerca de 100 habitantes de Glória D’Oeste têm sido beneficiados com o cultivo de folhosas, graças aos conhecimentos sobre hidroponia ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Sindicato Rural. No treinamento foi implantada uma horta hidropônica em uma creche do município que fornece almeirão, alface e salsa com periodicidade semanal ou quinzenal na cidade.

Curso em Glória d’ Oeste

A hidroponia construída tem uma estrutura de 40 m² e cerca de 300 pés de hortaliças. A produção é destinada principalmente às crianças da creche, aos alunos da escola municipal e aos moradores cadastrados no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da cidade. Jociel Lopes, aluno do treinamento e Secretário Municipal de Agricultura afirma que a horta ajudou na redução de um gargalo que era o fornecimento de alimentos.

“Não temos pessoas que fornecem folhosas aqui na cidade com uma frequência fixa, por isso, solicitamos a capacitação para implantarmos e ficarmos mais amparados”, destacou Jociel. Além da certeza no fornecimento é possível saber a procedência e a qualidade dos alimentos. “Vemos o que está sendo consumido, como foi cultivado e isso traz mais segurança alimentar”, destaca.

Hidroponia cultivada na Comunidade Naboreiro em Rondonópolis

Em Rondonópolis, a Associação Beira Rio Naboreiro solicitou a hidroponia como o primeiro curso a ser realizado na comunidade. O intuito é desenvolver a agricultura familiar com as doze famílias da região. A presidente da associação, Neuza Glória Santos, realizou um sonho com esse curso. “Eu sempre falava que um dia ia aprender a plantar alface dentro d’água e graças a esse treinamento, consegui”. Atualmente, é Neuza quem cuida do cultivo hidropônico construído durante a capacitação.

Segundo Benedito Canavarros, engenheiro agrônomo e instrutor credenciado ao Senar-MT, a hidroponia é um cultivo moderno e pode ser desenvolvida por pequenos, médios e grandes produtores. “Apesar de existirem os perfis hidropônicos que são específicos para a atividade, também podem ser utilizados materiais reciclados como canos PVC e bombas de eletrodomésticos”, afirma.

De acordo com o profissional, a técnica pode ser usada tanto para todo o processo do plantio à colheita quanto para apenas uma etapa do cultivo convencional. “Há várias formas de ser implantada. Pode ser utilizada como local para plantio de mudas que podem depois ser remanejadas para o solo, ou em um sistema semi hidropônico, depende da particularidade de cada caso”.

Para a instalação do cultivo, é necessária a verificação de vários fatores como a temperatura, a luminosidade adequada e a quantidade de sais minerais para a água. “Temos que entender a biologia da planta e como é o seu funcionamento. A planta precisa da soma de todos os nutrientes para se desenvolver”.

Curso também foi realizado neste ano em Alto Taquari.

Metodologia – O curso de Hidroponia possui 40 horas de carga horária e consiste em ensinar técnicas de cultivo de plantas sem a utilização do solo, capacitando os participantes para instalarem e manterem um sistema hidropônico. Nesse tipo de produção, os nutrientes minerais são fornecidos através da água, por meio de uma solução nutritiva balanceada de acordo com as necessidades da planta que se deseja cultivar.

Dentre os conteúdos abordados estão: Montagem de estrutura hidropônica, nutrição mineral de plantas, solução nutritiva para hidroponia: cálculo, preparo e manejo; Produção de mudas; Identificação e controle de pragas e doenças; noções de gestão como administração e comercialização.

Em junho esta capacitação está prevista para acontecer em Matupá, Peixoto de Azevedo e Rondonópolis. O curso é ofertado sem custo aos participantes, graças aos recursos do produtor rural. Os interessados devem procurar o Sindicato Rural que atende a sua localidade. No site Sistema Famato está disponível o contato dos 94 Sindicatos Rurais do estado. Acesse: https://sistemafamato.org.br/sindicatos-rurais/encontre-seu-sindicato-rural/ .


Matérias Relacionadas