Logo CNA

Cresce demanda pelo curso de Recuperação e Proteção de Nascentes em Marliéria (MG)
20160222135533 fileid nascentes interna 0 862939002015150612321

Para o primeiro quadrimestre deste ano estão previstas oito capacitações

22 de fevereiro 2016
Por Senar

A grave crise hídrica ocorrida em Marliéria no fim do ano passado, que levou comunidades da região a necessitarem de abastecimento com caminhões-pipa, é a responsável pelo aumento da procura pelos cursos de Recuperação e Proteção de Nascentes do SENAR Minas, aponta a mobilizadora Edirlaine Araújo Quintão. No ano passado, foram realizadas quatro capacitações e para o primeiro quadrimestre deste ano estão previstas mais oito.

Motivada pela vontade de aprender para assegurar a preservação das três nascentes de sua propriedade, a pedagoga e produtora de leite Maria Francisca Rodrigues participou da primeira turma de 2016. “Preservar nossas nascentes é uma questão de sobrevivência, não existe vida sem água. Terminada esta etapa do treinamento, agora é hora de colocar em prática tudo o que aprendi”, diz.

O curso tem carga horária de 24 horas e é divido em aulas teóricas e práticas, explica a instrutora Rosilene Aparecida Ferreira, especialista em Gestão Ambiental e em Educação Ambiental. “Começamos com a apresentação do conceito de nascente e passamos pela descrição do trabalho de recuperação, ciclo hidrológico, normas e legislação ambiental, captação da água e monitoramento e delimitação da área de proteção”, enumera.

Segundo Rosilene, por meio do treinamento o produtor rural toma conhecimento da importância da vegetação, em especial da mata ciliar e topo de morros, para a conservação dos cursos d’água. A limpeza e proteção com cercas das Áreas de Preservação Permanente (APPs) também foram pontos bastante enfatizados pela instrutora como formas de preservação dos mananciais.

Participativa, a turma do curso realizado na Comunidade do Antunes recebeu nota 10 da professora. “Todos foram muito participativos, perguntaram bastante e é muito gratificante ver a emoção dos alunos ao se darem conta da importância de se preservar as nascentes e APPs.”

Balanço

A mobilizadora Edirlaine conta que, além de contribuir para a recuperação das nascentes, o curso trouxe aos participantes uma maior conscientização e aceitação das normas para proteção das áreas que devem ser preservadas. “As próprias comunidades estão divulgando os cursos quase que como um milagre. O primeiro que realizamos, na Comunidade do Mundo Novo, é um exemplo interessante desta transformação. Lá, a parte prática foi feita em uma nascente em que a vazão inicial era de cerca de 1.600 litros e quando terminamos a capacitação ela já havia subido para 15.000 litros por dia. Como os moradores dessa comunidade passaram por uma falta drástica de água, se encantaram pelo curso e teve até um participante que me disse que o ‘Senar lhe trouxe a esperança de dias melhores’”, compartilha Edirlaine.

O curso de Recuperação e Proteção de Nascentes foi realizado pelo Senar Minas em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Marliéria.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Assista ao vídeo técnico do programa Proteção de Nascentes produzido pelo Sistema CNA/SENAR.

Matérias Relacionadas