Ceará

14/02/2020

Coordenador do Agronordeste faz visita técnica aos treinados no Sistema FAEC/SENAR

O Coordenador Geral do AGRONORDESTE- Programa de Desenvolvimento do Nordeste- Danilo Forte, esteve na última quinta-feira, 13, em visita técnica ao Sistema FAEC/SENAR-C, onde está acontecendo desde o dia 11, o treinamento metodológico dos supervisores e técnicos de campo que irão atuar na Assistência Técnica e Gerencial - ATeG , através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do - SENAR-CE. De 17 a 21/02, ocorrerá a segunda capacitação, totalizado 80 profissionais habilitados na metodologia da ATeG e mais 40 no sistema de monitoramento - SISATEG.

Segundo Danilo Forte, o Ceará partiu na frente ao instalar o primeiro comitê estadual do AGRONORDESTE e, agora, a primeira turma de técnicos, agradeço ao empenho do Presidente da FAEC, Flávio Saboya e do Superintendente do SENAR-CE, Sérgio Oliveira, que já conseguiram viabilizar a formação de várias turmas em diversas regiões do Estado. Na ocasião, Danilo Forte falou da importância do Programa que com o apoio das Federações de Agricultura e do SENAR na Região Nordeste, vai levar mais informação e tecnologia ao homem do campo.

Ele fez questão de ressaltar os outros parceiros do AGRONORDESTE como o SEBRAE, OCB, BNB e Superintendência do Ministério da Agricultura, que estão unidos estimulando a formatação de novos negócios, estimulando o cooperativismo, e desatando os gargalos que ainda existem nas diversas cadeias produtivas do agronegócio. Acredito que é uma janela que se abre para o produtor nordestino, com garantia de desenvolvimento regional, onde a interiorização é a base fundamental defendida por grandes pensadores do Nordeste, como Pedro Sisnando e Ariano Suassuna.

O Presidente da FAEC, Flávio Saboya, aproveitou a visita de Danilo Forte e o convidou para participar do 24º Seminário Nordestino de Pecuária - PECNORDESTE, de 4 a 6 de junho próximos, tendo sugerido também a participação de técnicos do Ministério da Agricultura e de turmas do Agronordeste dos outros estados nordestinos.

Do encontro, além dos técnicos do Sistema FAEC/SENAR-CE e Sindicatos Rurais, participaram os técnicos da ADAGRI, Joaquim Sampaio Barros, Assessor Técnico e Amorim Sobreira, Diretor de Sanidade Animal.

MINISTRA TEREZA CRISTINA VEM AO CEARÁ DIA 9

Na ocasião, o Coordenador do AGRONORDESTE anunciou que a Ministra da Agricultura Tereza Cristina estará em Fortaleza no próximo dia 9 de março, para a assinatura do SISO (Sistema de Inspeção Sanitária), em parceira com os governos dos estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Maranhão para dar qualificação aos produtos, reconhecimento de inspeção sanitária, visibilidade e comercialização dos produtos no Brasil. A reunião contará também com a assinatura do convênio entre o Banco do Nordeste - BNB e a Organização das Cooperativas Brasileira - OCB/CE, visando o estímulo e criação de novas cooperativas.

O Presidente da FAEC, Flávio Saboya, anunciou, também, que o Sistema FAEC/SENAR vai apresentar à Ministra um modelo de dessalinizador movido à energia solar, o qual utiliza dois sistemas independentes, um trabalha com membranas para dessalinizar a água de poços, e um abrandador, que utiliza um produto de origem mineral para decantar as impurezas e dureza, o que pode tornar a água potável, podendo também ser utilizada na agricultura irrigada. Esse projeto foi desenvolvido pelo professor Lindomar Roberto Damasceno da Universidade Federal do Ceará - UFC, em parceria com o NUTEC e apoio financeiro do BNB, através do ETENE. Esse equipamento será utilizado, inicialmente, no município de Ibaretama, atendendo as zonas rurais, escolas e população, sob a coordenação do Sindicato Rural de Ibaretama, informou o Presidente do Sinrural e Vice-Presidente de Administração e Financia da FAEC, Carlos Bezerra.

Veja também