Logo CNA

Conhecimento e relação de confiança geram resultados
MISAEL 1

Conheça a história de José Misael Santos, produtor em Carnaúba dos Dantas (RN)

24 de julho 2023
Por Senar

Carnaúba dos Dantas/RN (24/07/2023) – Quando José Misael Santos Dantas resolveu investir na produção de ovos caipiras em Carnaúba dos Dantas (RN), município localizado a aproximadamente 220 quilômetros de Natal, logo tropeçou nas dificuldades ocasionadas pela falta de experiência e de conhecimento.

A família vivia uma situação financeira de altos e baixos e o produtor fazia planos para melhorar a renda. Seu pai, Sebastião, é pecuarista de leite, e Misael, 28, trabalhava em uma indústria. Percorria 80 quilômetros, uma parte de “chão batido”, para ir e voltar de moto todos os dias. “Era longe. Minha mãe ficava muito preocupada, querendo saber se eu ia chegar bem”.

Misael no aviário da propriedade Misael no aviário da propriedade

A criação de gado era o carro-chefe da família. As galinhas eram poucas e para consumo próprio. No início, ele tentou conciliar o emprego na indústria com o trabalho no campo, mas a primeira compra de aves foi uma “ducha de água fria”. A maioria era de corte e não de postura (como se chamam as aves destinadas à produção de ovos). “Comprei um lote enganado de cem galinhas. Não tinha resultado e foi um começo bem difícil”, lembra Misael.

A mãe, Fátima, recorda toda a preocupação vivida na época com a agonia do filho diante da falta de resultados. “Algumas galinhas inclusive começaram a morrer. Isso me preocupava”. O pai também precisava fazer bicos para complementar a renda, construindo cerca e capinando. “Era difícil. Ainda tentava vender uns queijos com a produção de leite. Mas a renda era pouca. Foi então que o Misael teve a ideia de criar mais galinhas, mas a primeira tentativa não deu certo”, conta Sebastião.

Misael construiu o aviário em 2017. Com o passar dos anos, a falta de resultados na sua produção coincidia com o crescimento da atividade de um vizinho, o que despertou sua curiosidade para saber o segredo do amigo. Foi então que ele ouviu falar pela primeira vez do trabalho do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Misael e o técnico de campo Cleiton Misael e o técnico de campo Cleiton

“O vizinho contou que estava recebendo assistência do Senar. Fiquei curioso porque a produção dele estava ótima. Então conversei com um técnico que me recebeu super bem. Eu não tinha conhecimento da linhagem produtiva. Conversamos sobre nutrição, linhagem e resolvemos fazer um projeto”, explica Misael.

O técnico do Senar Cleiton Oliveira enxergou potencial no aviário de Misael e começou a auxiliar o avicultor. Contudo, algumas alterações estruturais precisavam ser feitas. A primeira delas era se desfazer do lote de aves de corte e adquirir a linhagem correta de galinhas poedeiras. “Vi nele um potencial enorme e o desejo de aprender para crescer”, diz.

E as orientações do Senar não se limitaram apenas à linhagem certa das aves. Cleiton também passou a orientá-lo na alimentação das galinhas, na gestão das finanças e na comercialização dos ovos caipiras. Com o tempo, a relação ficou cada vez mais próxima. “Cleiton praticamente virou da família”, conta Misael.

Misael e Cleiton trabalham no aviário Misael e Cleiton trabalham no aviário

Os primeiros contatos, há um ano, logo animaram Misael e os resultados vieram mais rápido que o previsto. Com a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar, a primeira meta, de 50 ovos/dia, foi facilmente batida. Hoje, a produção mais que dobrou, chegando a uma média de 130 ovos/dia.

“Consegui a renda que eu sempre almejei”, entusiasma-se Misael, que agora pode de fato traçar novos planos apenas com a produção e passou a colocar novos projetos em prática. Há três meses, deixou o antigo emprego na indústria e, com isso, a família também passou a ficar mais tempo junta.

Cleiton não disfarça a emoção ao falar sobre Misael e dos resultados na propriedade em pouco mais de um ano de ATeG. “Ele estava com as aves erradas e um aviário que não dava resultados. Era uma estrutura subutilizada. Foi necessário refazer todo trabalho. E hoje tenho orgulho do resultado. O propósito do Senar é ajudar e transformar vidas, não importa o tamanho do produtor ou sua atividade”.

Com os bons resultados na produção de ovos, Misael já enxerga os próximos passos e afirma que eles estão bem perto. Ele quer fazer mais um aviário e comprar um carro para levar as cartelas de ovos para vender na cidade e na vizinhança. Hoje, o transporte é feito de moto, a cada dois ou três dias, com a ajuda da irmã mais nova, Vitória.

Misael e a irmão Vitória levam a produção para a cidade Misael e a irmão Vitória levam a produção para a cidade

A história de Misael mostra a capilaridade do Senar para atuar nas mais diversas regiões do país e a diferença que a ATeG pode fazer na vida dos produtores rurais e de suas famílias. “O Senar contribuiu muito. Foi o empurrão que faltava para o meu crescimento e para eu mudar de vida. Sem a assistência técnica, eu não teria nem comprado o segundo lote. Com planejamento estratégico e orientações, temos uma realidade mais concreta e um futuro de mais esperança”, diz o produtor.

Já Cleiton diz que que “para o crescimento do produtor, é preciso que haja essa confiança, essa relação próxima entre técnico e família para os resultados aparecerem.

As preocupações da mãe de Misael fazem parte do passado. “Agora ele está no rumo certo. O que está acontecendo é uma benção”, diz Fátima quando pensa nos resultados da produção rural do filho, que permitiram que ele passe mais tempo próximo da família.

Acesse aqui a página da campanha

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Pablo Ulisses
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte