Logo CNA

Amazonas

Confira as ações do Senar/AM da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) no mês de Agosto
Microsoft Teams image 9

8 de setembro 2021

Por: Ascom - FAEA SENAR FUNDEPEC/AM;

O programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), é um modelo desenvolvido pelo Senar que possibilita uma abordagem mista entre o conhecimento técnico e a consultoria gerencial, de forma a possibilitar mudanças no ambiente das propriedades rurais e, assim, promover soluções e realização de ações efetivas nos âmbitos social, ambiental e econômico.

A primeira turma teve início em 2019 com a cadeia de Fruticultura no município de Manacapuru. E hoje já atua em 15 municípios do estado do Amazonas, somando 6 cadeias produtivas, entre elas fruticultura, piscicultura, olericultura, agroindústria, bovino de leite e bovino de corte.

No mês de agosto foram realizadas várias atividades no estado, entre elas a turma de piscicultura em Codajás, o técnico de campo Jeffson Nobre falou a respeito das ações desenvolvidas nesse período.

“No mês de agosto nós fizemos biometrias para verificar o desempenho zootécnico dos peixes, análises dos principais parâmetros de qualidade de água de todos os viveiros de todos os produtores e fizemos o reajuste de ração. O acompanhamento que fazemos é esse, além da parte gerencial, como verificar se está tudo anotado, as despesas, as receitas e ter tudo isso de uma forma bem organizada”, contou Jeffson.

As ações realizadas no mês de agosto começaram no dia 02 de Agosto, no município de Manicoré onde foi feito o processo de mobilização, que consiste em realizar visitas aos produtores para verificar se os mesmos têm perfil adequado e aceitam participar do programa.

O piscicultor Edson Freitas, do município de Codajás contou sobre a importância de ser assistido pelo programa ATeG para criação dos peixes.

“Esse projeto ATeG do Senar, sem dúvidas é um projeto muito importante para todos os produtores da área da piscicultura porque através das visitas do professor Jeffson, que faz acompanhamento nas propriedades recebemos as informações que são muito importante para criação do peixe, porque como a gente sabe não é só colocar o peixe lá no tanque e esperar ele crescer, a gente precisa saber calcular a ração, saber acompanhar como está a qualidade da água para no final ter um produto de qualidade no mercado”, disse Edson.

Whats App Image 2021 09 08 at 11 14 49

Outras mobilizações aconteceram, entre elas no distrito de Matupi, onde foi mobilizado uma turma de Bovinocultura e 1 turma de Grãos.

Entre os dias 16/08 à 21/08 foi realizada reunião e mobilização de 1 turma de piscicultura no município de Careiro Castanho, onde foram visitadas 30 propriedades e confirmação do perfil e participação no programa.​

Entre os dias 23/08 à 27/08 foi realizada reunião e mobilização de 1 turma de Olericultura e 1 de avicultura no município de Iranduba, onde foram visitadas 60 propriedades e confirmação do perfil e participação no programa.

As atividades da ATeG caracterizam-se como processo educativo de caráter continuado, que contribui na formação do produtor e de sua família com base nos princípios da andragogia. As ações são voltadas para produtores rurais de todo o Amazonas, visando proporcionar sua evolução socioeconômica, da família e da comunidade.

Matérias Relacionadas