Logo CNA

Conectividade no campo é tema de live do Sistema CNA/Senar
Desafio da conectividade

Debate aconteceu na terça (29)

1 de dezembro 2022
Por CNA

Brasília (01/12/2022) – Os desafios da conectividade no campo foram debatidos em live do Sistema CNA/Senar, na terça (29), com a participação do sócio diretor do Grupo Schmidt e presidente da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, David Schmidt, e da especialista em inovação, Kimberly Montagner.

Conectividade é um dos cinco temas elencados pela Confederação no Desafio CNA, que está selecionando por meio de edital, empresas de tecnologia com foco na solução de problemas do setor. Os demais desafios são comércio eletrônico, seguro paramétrico, rastreabilidade animal e crédito de carbono.

Para Schmidt, à medida que a infraestrutura de conectividade evolui, os modelos de negócios evoluem mais rápido do que a conectividade consegue acompanhar. O profissional será o mentor do desafio de conectividade para auxiliar as empresas que forem trabalhar nas propostas para a área.

“Fazer a conectividade chegar até onde você precisa no campo tem um grau de dificuldade grande, além de altos custos. Mas a conectividade é um fator de grande importância para viabilizar as tecnologias que podem ser desenvolvidas no campo”.

David Schmidt e participou do programa de lideranças CNA Jovem em 2015, quando se aproximou do Sistema CNA/Senar, destacou. Ele falou da seleção para o programa e reforçou que é um ambiente propício para o desenvolvimento de soluções para o campo.

Schmidt reforçou a importância de a internet chegar ao meio rural para o funcionamento de equipamentos com novas tecnologias que estão em testes finais, como as plantadeiras autônomas, por exemplo.

“Soluções que venham baratear os custos, criar modelos inteligentes para usar as tecnologias existentes e disseminar essa malha de conectividade no campo são primordiais para que o campo continue sendo pioneiro no uso de tecnologias e, para isso, é necessária uma infraestrutura prévia”.

Kimberly Montagner também destacou os benefícios que a conectividade leva para o campo. “As tecnologias que dependem da conectividade tem potencial de auxiliar o produtor a tomar decisões baseadas em dados em tempo real e elevar a eficiência produtiva.”

Assista todo o bate-papo, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=j8c_d5WdaXU

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas