Logo CNA

Sergipe

Concurso de Queijos - Regional Sealba premia 17 peças e enaltece potencial de produtores
Concurso de queijo senar foto amos

Premiação ocorreu no estande do Senar Sergipe no Sealba Show 2024

2 de fevereiro 2024

Por: Equipe Sealba Show

Fonte: Equipe Sealba Show

O 1º Concurso de Queijos - Regional Sealba aconteceu nesta sexta-feira, 2, no estande do Sistema Faese/Senar, durante o Sealba Show 2024, no município de Itabaiana/SE. Os jurados da competição avaliaram produtos lácteos, desde queijos, manteigas e doces de leite, somando um total de 35 peças concorrendo ao prêmio. O resultado trouxe 17 ganhadores divididos em nove categorias.

Uma das premiadas, foi Michele Reis Araújo, com o destaque Super Ouro, que veio acompanhada de outras mulheres também alunas do curso de Formação Profissional Rural do Senar, de produção de queijo artesanal, realizado em 2023, desde então elas têm transformado o conhecimento em fonte de renda.

“É muito gratificante receber esse prêmio. Nós fizemos um curso de capacitação no Senar e já estamos colocando em prática e está aqui o grande resultado. Somos mulheres, mães, que saímos todos os dias para fazer os nossos queijos e eu tenho muito orgulho”, afirma Michele.

A premiação foi dividida entre as categorias: I- Queijo fresco de coagulação enzimática (coalho) dessorado ou não, com sal ou sem sal. Independente da origem do leite; II - Queijo de massa prensada não cozida, com casca natural (não mofada). Independente da origem do leite; III- Queijo de coalho de leite com maturação de no máximo dez dias e casca lisa. Independente da origem do leite; IV- Queijo de massa filada. Independente da origem do leite. V- Queijo de massa lática cozida, com ou sem aditivos. Independente da origem do leite; VI - Queijo que não se encaixa em nenhuma categoria; e VII- Manteiga de garrafa. Independente da origem. VIII- Doce de leite. Independente da origem do leite; e IX- Queijo fresco de coagulação enzimático dessorado ou não.

A comissão organizadora composta por profissionais renomados como Dra. Gladslene Góes (Médica Veterinária), Saymo Fontes (Gerente técnico SENAR/SE) e Taynã Matos (Coordenadora ATeG SENAR/SE) foi responsáveis pela condução do concurso.

“ A intenção é incentivar ainda mais a produção de queijo na região Selaba. A gente já sabe que produz um leite de qualidade, ainda mais depois da Assistência Técnica. Então, com a ATeG na bovinocultura leiteira e na agroindústria, a gente consegue fechar a cadeia, levando qualidade e agregando mais valor ao produto. Foi gratificante ver os resultados, a gente teve produtores da região da Bahia, de Sergipe e de Alagoas competindo”, afirma Taynã Matos, coordenadora da Assistência Técnica e Gerencial do Senar Sergipe.

A decisão ficou por conta de um time de profissionais como Raphael Lima, consultor em estabelecimentos de leite e derivados; Dr. thiago Vinicius, doutor em zootecnia; Maria Quitéria, consultora do Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite; Marcos Felipe, queijeiro artesanal e instrutor do Senar/SE em Laticínios; Luiza Maria, queijeira artesanal; Juliana Antunes, gestora estadual de Leites e Derivados do SEBRAE Bahia; João Tavares, advogado, antropólogo e professor; Dr. João Batista, mestre e doutor em Produção Vegetal/Tecnologia em Alimentos e Amaro Ezequiel, queijeiro artesanal.

Confira os ganhadores por categoria:

I- Queijo fresco de coagulação enzimática (coalho) dessorado ou não, com sal ou sem sal. Independente da origem do leite:

Michele Reis Araújo

Adirania Santos

Thiago Angelo dos Santos

II - Queijo de massa prensada não cozida, com casca natural (não mofada). Independente da origem do leite:

Amaro Ezequiel Santos

Luiza

Joilton Tavares

III- Queijo de coalho de leite com maturação de no máximo dez dias e casca lisa. Independente da origem do leite:

Regina Cardoso



IV- Queijo de massa filada. Independente da origem do leite:

Fabiana Oliveira

V- Queijo de massa lática cozida, com ou sem aditivos. Independente da origem do leite:

Fabiana Oliveira

José Ueverton Grigório

VI - Queijo que não se encaixa em nenhuma categoria:

Regina Cardoso

Amaro Ezequiel

Admilson Batista

VII- Manteiga de garrafa. Independente da origem:

Fabiana Oliveira

Regina Cardoso

VIII- Doce de leite. Independente da origem do leite:

Thiago Angelo dos Santos

IX- Queijo fresco de coagulação enzimático dessorado ou não:

Michele Reis Araújo

Matérias Relacionadas