Logo CNA

Espírito Santo

Conceição do Castelo (ES) comemora premiação no Programa Agrinho
IMG 20190115 115832166

Mais de 70 mil alunos das escolas municipais rurais do Espírito Santo participaram do programa em 2018

21 de janeiro 2019

Por: Comunicação Senar-ES

Apague o desperdício e acenda a economia. Foi com esse tema que o projeto vencedor do Programa Agrinho 2018 levou mais conscientização para as famílias de Conceição do Castelo. A professora que desenvolveu o trabalho com a turma de 1º ano é Maria de Luldes Davila Ferreira Virginio, da escola Umef Elisa Paiva, e ganhou uma motocicleta na premiação.

O Agrinho é um programa de responsabilidade socioambiental da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES) e dos Sindicatos Rurais e envolveu 70.645 alunos, 3.824 professores e 751 escolas municipais do Estado em 2018.

Segundo Maria de Luldes, professora ganhadora do primeiro lugar, a receita para vencer o Programa é se dedicar. “O segredo é ter paixão pela educação, não medir esforços para desenvolver as ações e pensar num projeto que não faça bem só para a gente, mas para o planeta”, explicou.

Sua turma desenvolveu o tema do projeto pensando não só na economia de energia, mas em incentivar que as pessoas evitem o desperdício. Para envolver a comunidade, fizeram passeata pela cidade, foram à rádio dar dicas de economia e realizaram um concurso na escola para premiar quem mais economizasse energia em um mês, além de outras ações. O vencedor teve uma redução de R$ 166 na conta de energia elétrica.

“Quando comecei as ações dos projetos, todos os dias tínhamos o minuto Agrinho na escola, com dicas de como economizar energia e eu não imaginava que poderíamos vencer. Melhor do que o prêmio é saber que o projeto fez diferença para o nosso município e que os alunos continuam economizando energia em casa”, destaca Maria de Luldes.

Murilo da Silva Louzada, 7 anos, foi o aluno que criou a logomarca do Projeto “Apague o desperdício e acenda a economia”. Ele dá a dica para economizar energia em casa: “Nossos banhos podem durar somente 4 minutos e é importante desligar a televisão quando ninguém estiver assistindo”.

João Vitor Alvez Buffon, 7 anos, também estava na turma da professora vencedora e destaca uma dica importante: “Não instale fogão e geladeira lado a lado. Isso atrapalha o desempenho um do outro”.

Autoridades comemoram a premiação

Para o prefeito de Conceição do Castelo, Christiano Spadetto, município vencedor de outros dois prêmios no Programa Agrinho 2018, as ações são importantes para o futuro da cidade. “Quanto mais investimos em qualidade de vida, em experiências que o programa traz, sabemos que as crianças vão levar um conhecimento para o futuro que influencia a todos que estão ao seu redor”.

O secretário de educação do município, Márcio Vitor Zanão, reforçou que o Programa Agrinho traz impactos positivos para Conceição do Castelo. “O primeiro é a integração escola, família, comunidade. O segundo é o impacto social. Em 2018, trabalhamos economia de energia, plantação de hortaliças, coleta de lixo, ações que impactam a sociedade positivamente. O terceiro é o reconhecimento que o município teve a nível estadual com os frutos colhidos nesses projetos”.

Para o presidente do Sindicato Rural, Eliomar Maretto, o Agrinho é interessante para que todos conheçam o importante papel do campo na sociedade. “Nós somos um município rural e alguns mesmo assim não conhecem a realidade do campo. Com o programa, temos uma dimensão maior da importância da agricultura para o município de Conceição do Castelo”.

Matérias Relacionadas