Logo CNA

Acre

Comunidades de Porto Acre são beneficiadas por ação global de saúde rural do Senar – Acre
FOTOPORTOAC 11

27 de maio 2019

Por: Astorige Carneiro (Ascom/Senar - AC)

Promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar – Acre), foi realizada na última sexta-feira (24) uma ação global dos programas Saúde da Mulher Rural e Saúde do Homem Rural, que teve como principal objetivo disponibilizar atendimentos médicos para as comunidades rurais do município de Porto Acre.

Evento teve presença de atendimentos pediátricos para a comunidade. Foto: Ascom/Senar - Acre

O evento teve como ponto de concentração a Escola Joaquim Falcão Macedo, localizada na Vila Caquetá (BR-317, no km 82 do Ramal Linha 09). Entre os parceiros do evento, que disponibilizaram equipes de saúde e médicos para atender os moradores das comunidades rurais, estão a Prefeitura Municipal de Porto Acre e o Governo do Estado do Acre.

Mais de 300 atendimentos foram realizados durante a ação global do Senar – Acre. Foto: Ascom/Senar – AC

Durante a ação, houve atendimento pediátrico, clínico geral, ginecológico, saúde bucal com distribuição de kits de higiene pessoal, e coleta de sangue da população masculina para realização do exame de PSA. Além das consultas, também foram disponibilizados atendimentos do serviço social, espaços para recreação das crianças, e um espaço da beleza para cortes de cabelo.

Coleta de sangue para o exame de PSA, que detecta o câncer de próstata. Foto:

“O Senar - Acre quer que, além de se profissionalizarem, os produtores rurais tenham atendimento qualitativo de saúde. Nossa equipe e nossos parceiros estão comprometidos não apenas com o desenvolvimento das propriedades e da produção, também buscamos a melhora do bem-estar da população”, afirmou Mauro Marcello Gomes de Oliveira, superintendente do Senar – Acre.

Mauro Marcello Gomes de Oliveira, superintendente do Senar - Acre. Foto: Ascom/Senar - AC

“Ficamos felizes em ver esse quantitativo de pessoas, pois sabemos como é difícil o acesso aos ramais e às propriedades rurais. Ficaria difícil se fosse apenas a prefeitura responsável por esse sucesso. É um momento ímpar para a nossa comunidade, e queremos que todos tenham acesso de qualidade à saúde”, disse Benedito Damasceno, prefeito de Porto Acre.

Benedito Damasceno, prefeito de Porto Acre. Foto: Ascom/Senar - AC

Ao total, foram atendidos mais de 300 moradores da zona rural e distribuídos mais de 200 kits com artigos informativos sobre questões de saúde voltadas para as comunidades rurais.

Evento atendeu mais de 300 pessoas na última sexta-feira (24). Foto: Ascom/Senar - AC

COMUNIDADE AGRADECIDA

Entre os beneficiados pela ação global, está Valdilene Barbosa, que levou o filho Antônio José Barbosa, de 3 anos de idade, para atendimento pediátrico. “Meu filho sofre muito com alergias, e esse apoio prestado à comunidade foi muito bom. Espero que possa acontecer mais vezes, a comunidade fica muito agradecida”, afirmou.

"Apoio prestado à comunidade foi muito bom", disse Valdilene Barbosa após o atendimento do filho de 3 anos de idade. Foto: Ascom/Senar - AC

Jairson Santana da Silva, 42 anos, participou da coleta de sangue e aproveitou a oportunidade para se consultar com o clínico geral: “Já estou ansioso para o resultado. Agradeço ao Senar e a todos que puderam nos ajudar aqui na Vila Caquetá”.

PESQUISA NACIONAL

Com apoio de Sandra Bezerra, do Instituto CNA, e de Magali Euleterio da Silva, assessora técnica do Senar – Central, foi realizada no evento a coleta de dados para uma pesquisa a nível nacional inédita sobre saúde rural no Brasil.

Pesquisa feita em Porto Acre irá colaborar a nível nacional para a melhoria da saúde rural. Foto: Ascom/Senar - AC

Com os resultados dessa pesquisa, criada pelo Senar e executada pelo Instituto CNA, serão avaliados os principais problemas de saúde enfrentados pelas comunidades rurais brasileiras. Através dos resultados, será possível embasar equipes do Ministério da Saúde para a criação de programas especiais voltados para os problemas detectados.

“A ação já é um sucesso. Estou realmente impressionada com a execução das ações do Senar - Acre, pois a Central de Brasília da as orientações, mas é responsabilidade das equipes regionais executá-las da melhor maneira possível, e sem os parceiros, esse trabalho se torna mais dificultoso. Que essa ação possa ser realizada mais vezes”, destacou Magali.

Magali Euleterio da Silva, assessora técnica do Senar Central, veio de Brasília para acompanhar a ação. Foto: Ascom/Senar - AC

Matérias Relacionadas