Logo CNA

Comitiva do AgroBrazil visita Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte do Senar
Whats App Image 2023 09 18 at 18 28 46

Visita fez parte da agenda do programa, que acontece até 21 de setembro, em Mato Grosso do Sul

18 de setembro 2023
Por CNA

Campo Grande, MS (18/09/2023) - A comitiva do AgroBrazil, formada por representantes de dez embaixadas, visitou, na segunda (18), o Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em Campo Grande (MS).

A visita fez parte da agenda da 9ª edição do Programa de Intercâmbio AgroBrazil, realizado pela CNA, em parceria com a Apex-Brasil, e com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Mato Grosso do Sul (Famasul).

Os diplomatas da Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Indonésia, Reino Unido, Tailândia e Turquia, conheceram as instalações do centro, que foi inaugurado em 2018 para disseminar conhecimento, inovação e incentivar a pesquisa para o desenvolvimento da cadeia produtiva de bovinocultura de corte.

Grupo esteve no Centro de Excelência do Senar Grupo esteve no Centro de Excelência do Senar

O centro também conta com um campo de excelência para cultivo de frutas (goiaba, citros, uva e pitaya), viveiro de mudas nativas do Cerrado brasileiro e tanque de peixes. “É uma mini fazenda usada para mostrar aos alunos, na prática, os conhecimentos aprendidos em sala”, disse o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan.

O grupo também visitou a Embrapa Gado de Corte e a estação experimental com integração Lavoura-Pecuária-Floresta. Segundo o chefe-geral, Antônio Ferreira Rosa, a entidade trabalha com pesquisas em pastagens, genética animal aplicada, sistema de produção que incorporam tecnologias na área de nutrição, saúde, manejo, reprodução e gestão e sistemas de produção de baixo carbono.

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

“O Brasil está se consolidando como potência na produção e exportação mundial de alimentos e é fundamental que esses países conheçam a nossa realidade in loco”, afirmou Rosa.

Para o vice-presidente de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira, é por meio da pesquisa e da tecnologia que o Brasil tem buscado produzir alimentos com sustentabilidade e reduzir a emissão de carbono.

Visita à Embrapa Gado de Corte Visita à Embrapa Gado de Corte

“Hoje o Brasil é a solução para o mundo em termos de potência agrícola, ambiental e energética. A nossa missão é trazer as representações diplomáticas para verem como estamos produzindo com sustentabilidade”.

À tarde, a comitiva de diplomatas seguiu para o município de Terenos, a 30 quilômetros da capital Campo Grande, para conhecer o Projeto Pacu, iniciativa que trabalha com reprodução de espécies de peixes nativos. De acordo com o produtor Simão Bruno, a empresa cultiva o peixe dourado para controle biológico nas criações de tilápia.

“O carro chefe da empresa é a produção de alevinos de dourados. A tilápia reproduz e ele faz o controle biológico, se alimentando dos pequenos filhotes que não são desejáveis. Para a indústria, esse processo foi excelente”, explicou Bruno.

Comitiva conhece produção de peixes Comitiva conhece produção de peixes

José Antônio Aróstegui Velázquez, conselheiro comercial da Embaixada da Espanha no Brasil, gostou do que viu e falou sobre as boas impressões do primeiro dia de atividades da comitiva. “Foi uma jornada muito interessante, primeiro visitando a Famasul, onde fomos informados quais os produtos e os principais destinos das exportações de Mato Grosso do Sul. Depois visitamos o Centro de Pesquisa da Embrapa Gado de Corte e agora esse centro de aquicultura com a produção de dourado. Foram visitas bem interessantes”.

Até a próxima quinta (21), a delegação do AgroBrazil vai conhecer a produção de grãos, de fécula e amido de mandioca e de fios de algodão, criação de bovinos pantaneiros com foco em carne orgânica, pecuária de corte em confinamento, além de visitar uma destilaria de etanol de milho.

A ssessoria de Comunicação CNA
Fotos: Wenderson Araújo
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
 twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação