Logo CNA

Mato Grosso

Comitiva de Rondônia vem a Mato Grosso e visita as casas do Sistema Famato
Whats App Image 2023 06 16 at 17 41 35

Comitiva foi recepcionada pelo presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain

16 de junho 2023

Por: Ascom Famato

Fonte: Ascom Famato

Uma comitiva do Estado de Rondônia liderada pelo vice-governador e Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Gonçalves da Silva, visitou o Edifício Famato em Cuiabá, onde estão às casas que compõe o Sistema Famato – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Instituto AgriHub e Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

A comitiva foi recepcionada pelo presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain e pelos diretores, Robson Marques (Administrativo e Financeiro) e Ronaldo Vinha (Relações Institucionais).

“Nosso papel é identificar os problemas dos produtores rurais e disponibilizar soluções tecnológicas e técnicas de forma acessível e adaptada às diversas realidades dos nossos produtores, do pequeno ao grande. E compartilhar nossa experiência com o estado de Rondônia é uma satisfação. Essa troca de conhecimento é muito importante. Estamos de portas abertas para todos que desejam contribuir com nosso objetivo”, disse Vilmondes Tomain.

No AgriHub a comitiva conheceu a estrutura, metodologia do hub, ferramentas de conexão dos produtores rurais com as tecnologias, projetos e parcerias. Além do conhecimento adquirido no hub, o vice-governador falou sobre a coordenação de inovação e tecnologia criada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Rondônia, que está em busca de referências em outros estados da Federação, com o objetivo de ampliar contatos, ideias e ações voltadas para o ecossistema de inovação.

Whats App Image 2023 06 16 at 17 41 28

A comitiva ficou surpresa com a área de atuação do Imea, que tem a missão de elaborar estudos e projetos socioeconômicos e ambientais, através de um sistema de coleta, processamento e análise de dados produzindo informações estratégicas do agronegócio mato-grossense.

Na oportunidade o analista de soja do Imea, Iury Amaral, e a trainee de milho, Milena Habeck, apresentaram dados da agricultura e pecuária de Mato Grosso, mercado, infraestrutura, logística, economia brasileira e impactos para as principais cadeias produtivas do estado.

Whats App Image 2023 06 16 at 17 41 46

O vice-governador Sérgio Silva ficou surpreso com a estrutura e o trabalho desenvolvido pela Famato, AgriHub e Imea. “Precisamos de um AgriHub e um Imea no nosso estado. Vamos levar a ideia. Os números da agricultura e pecuária mato-grossense são surpreendentes”, comentou Sérgio Silva.

Na comitiva também estavam o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Marco Antônio Ribeiro de Menezes Lagos; o secretário de Agricultura, Luiz Paulo da Silva Batista, e o secretário de Patrimônio e Regularização Fundiária, David Inácio dos Santos Filho. Em Cuiabá a comitiva também participou do 25º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal.

Matérias Relacionadas