Logo CNA

Comitiva de 60 jovens de Goiás visita sede do Sistema CNA/Senar
Faeg jovem

Grupo formado pelos vencedores do Concurso Faeg Jovem 2022 participa de missão técnica em Brasília

16 de dezembro 2022
Por CNA
Por Senar

Brasília (16/12/2022) – Mais de 60 jovens do estado de Goiás visitaram a sede do Sistema CNA/Senar na sexta (16), em Brasília, para conhecer o trabalho desenvolvido pelas entidades em prol do setor agropecuário brasileiro.

A comitiva, formada pelos dez grupos vencedores do “Concurso Faeg Jovem 2022”, participa de missão técnica organizada pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), que inclui visitas às sedes da CNA e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e ao Congresso Nacional.

Na abertura do encontro, a diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Senar, Janete Lacerda, afirmou que os jovens do agro serão os responsáveis por liderar o Sistema e o setor como um todo no futuro. “Essas visitas nos enriquecem, é um momento rico e muito importante”.

Já o vice-presidente da Faeg, Armando Rollemberg, destacou a representação da CNA na defesa dos interesses do setor. “Espero que os jovens possam levar essa experiência para todos os produtores rurais nos seus municípios para que saibam que tem alguém em Brasília lutando por eles”.

Vice-presidente da Faeg, Armando Rollemberg. Vice-presidente da Faeg, Armando Rollemberg.

A programação da visita incluiu palestras sobre a atuação da Confederação na ampliação do mercado externo. A diretora de Relações Internacionais, Sueme Mori, falou sobre a atuação da entidade nas áreas de promoção e inteligência comercial e defesa de interesses.

Sueme citou o projeto Agro.BR, o programa de Intercâmbio AgroBrazil, o recém-criado Núcleo de Relações Internacionais entre a CNA e as Federações e os escritórios em Xangai, Singapura e Dubai. Além disso, apresentou um panorama da agropecuária brasileira no mundo e os desafios do cenário internacional.

Diretora de Relações Internacionais, Sueme Mori. Diretora de Relações Internacionais, Sueme Mori.

“As projeções para o próximo ano incluem a desaceleração da economia global, instabilidade geopolítica, regras ambientais, segurança alimentar, diversificação da pauta e destinos, abertura de mercados e ampliação da base exportadora”, disse Mori.

Em seguida, o diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, falou da estrutura institucional do Sistema CNA/Senar e reforçou a importância da atuação dos jovens para manter o setor unido. “Os jovens são instrumentos de mudança”.

Lucchi também citou os principais projetos e ações da CNA, os programas de formação profissional rural e promoção social e a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar e as iniciativas do Instituto CNA com foco na inovação e agropecuária digital.

Diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi. Diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi.

“A CNA representa o produtor rural em 202 fóruns no poder executivo, monitora 6,2 mil proposições no Congresso que impactam o agro e é autora ou acompanha 300 processos no Supremo Tribunal Federal (STF)”.

Por fim, o assessor técnico do Senar Central, Caio Vasconcelos, apresentou o programa CNA Jovem, que foi lançado em 2014 para o desenvolvimento de novas lideranças. A iniciativa é voltada para pessoas com idade entre 22 e 30 anos e contribui para preparar os jovens para a sucessão rural. O programa já atingiu cerca de 8 mil jovens brasileiros. Saiba mais.

As inscrições para participar da 5ª edição do programa encerraram no dia 6 de novembro. “Essa edição vem com reformulações importantes, com o objetivo de selecionar e desenvolver jovens comprometidos, engajados e que demonstrem competências de liderança, capazes de promover a sucessão rural em propriedades rurais e/ou organizações públicas e privadas”, explicou Caio.

Concurso Faeg Jovem 2022 – A iniciativa reuniu, durante todo o ano, 170 grupos com um total de 2,4 mil jovens para trabalharem projetos com a temática “Tudo e Agro”. A premiação do concurso aconteceu durante o Encontro de Jovens Lideranças do Agro, realizado no dia 5 novembro, em Goiânia.

Os dez primeiros grupos colocados são dos municípios de Goiânia, Trindade, Baliza, Jussara, Santa Fé de Goiás, Rubiataba, Americano do Brasil, Itapuranga, Aragarças e Palmeiras de Goiás.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação