Logo CNA

Comissão Nacional do Café da CNA se reúne com lideranças em Minas Gerais
Cafe agendas mg

Presidente Fabrício Andrade cumpriu agenda com associações e cooperativas locais

2 de junho 2023
Por CNA

Brasília (02/06/2023) – O presidente da Comissão Nacional do Café da CNA, Fabrício Andrade, cumpriu agenda em Minas Gerais essa semana, onde participou, na terça (30), em Guaxupé, do lançamento da marca “Território Sudoeste de Minas”, da Associação dos Cafeicultores do Sudoeste do estado.

A iniciativa busca fortalecer o café na região na busca pelo reconhecimento do produto a partir de suas peculiaridades e tradições, comprovando sua qualidade, autenticidade e o compromisso dos produtores com a sustentabilidade.

Para Andrade, ações como essa estimulam cafeicultores e fomentam a produção de cafés de melhor qualidade, diferenciação de mercado e agregação de valor.

O evento contou com a presença do vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, autoridades locais, lideranças da cafeicultura mineira e cafeicultores da região. Simões ressaltou a importância econômica e social da cafeicultura para a região Sudoeste de Minas, para o estado e para o agro brasileiro.

O café é o principal produto agrícola que movimenta a economia dos 21 municípios da região. A vegetação predominante no Sudoeste de Minas é o de florestas tropicais da Mata Atlântica, com altitudes de 1.250 metros e temperaturas anuais entre 5C° e 28°C.

Segundo a assessora técnica da comissão, Raquel Miranda, a atividade é uma grande empregadora de mão de obra familiar local e se destaca pela atuação de produtores que estão na segunda ou terceira geração dos negócios, além da expressiva participação de mulheres na administração das fazendas.

Lideranças - Fabrício Andrade e Raquel Miranda também se encontraram com lideranças da cafeicultura na região Sul e Sudoeste de Minas.

O foco dos encontros foi estreitar laços entre o novo presidente da comissão e os principais interlocutores regionais, conhecer as demandas e dialogar sobre ações conjuntas em agregação de valor, seguro rural e financiamentos para a cafeicultura brasileira.

Eles se reuniram com os presidentes da Câmara Técnica Estadual do Café Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Arnaldo Bottrel Reis, da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, da MinaSul, José Marcos Rafael Magalhães, da Cocatrel, Marco Valério Araújo Brito, e cooperativas de produção de grande relevância para a cafeicultura mineira.

"A Comissão irá continuar dialogando com os representantes e lideranças do setor", ressaltou Andrade.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação