Logo CNA

Comissão Nacional de Mulheres do Agro realiza primeira reunião
Whats App Image 2023 02 13 at 17 18 43

Colegiado anunciou presidente e vices na segunda (13)

13 de fevereiro 2023
Por CNA

Brasília (13/02/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu, na segunda (13), a primeira reunião da Comissão Nacional de Mulheres do Agro para anunciar a presidente e as vice-presidentes e debater as principais demandas e ações que serão trabalhadas pelo colegiado.

O diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, fez a abertura do encontro e destacou o objetivo da Comissão, que é ampliar e fortalecer a participação das mulheres no sistema sindical e desenvolver a liderança feminina no setor agropecuário.

“Dentro da Comissão serão discutidas pautas e ações estratégias que possam ser trabalhadas em cada estado e no país como um todo. O grupo surge para facilitar a conexão entre as mulheres do agro”, disse Lucchi.

Em seguida, Bruno apresentou a engenheira agrônoma Stéphanie Ferreira como a presidente da Comissão. Natural do município de Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul, Stéphanie já trabalhou no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) do estado e participou do CNA Jovem em 2016.

Atualmente ela presta serviço de assessoria pecuária, é vice-presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas e compõe a diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul). “Acredito que teremos um longo caminho pela frente e, juntas, faremos um excelente trabalho”, disse.

Além da presidente, a Comissão Nacional de Mulheres do Agro é composta por duas vice-presidente: Geni Schenkel e Simone de Paula. Geni é formada em fisioterapia, mas deixou a profissão em 2018 pelo campo. Atualmente é produtora rural em Mato Grosso e presidente do movimento Agroligadas.

Imagem

A segunda vice-presidente Simone de Paula é pecuarista em Rondon, no Paraná, e faz parte da coordenação da Comissão Estadual de Mulheres da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep).

A Comissão de Mulheres do Agro da CNA também terá um Conselho Consultivo formado por cinco mulheres das áreas de gestão de pessoas, empresarial e finanças; desenvolvimento pessoal e comunicação e marketing.

Durante a reunião, a assessora técnica da CNA, Kelly Nascimento, apresentou os três eixos de atuação do grupo, sendo eles: programa de fortalecimento das lideranças; criação de comissões estaduais de mulheres e representação política do Sistema CNA/Senar.

As principais ações previstas são: realizar diagnósticos, apoiar e auxiliar a implantação de comissões estaduais, realizar um encontro nacional de mulheres, criar um programa de fortalecimento de lideranças femininas e representar o sistema em fórum e eventos.

A programação da reunião incluiu apresentações sobre a estrutura institucional do Sistema CNA/Senar. O diretor técnico da Confederação, Bruno Lucchi, explicou o objetivo e o funcionamento de cada departamento da entidade e os principais projetos e programas que beneficiam a classe produtora rural.

Já o diretor de Inovação e Conhecimento do Senar, André Sanches, citou os programas de formação profissional rural e promoção social e a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, além dos cursos técnicos, da Faculdade CNA e do CNA Jovem.

Por fim, a diretora executiva do Instituto CNA, Mônica Bergamaschi, falou sobre o objetivo do Instituto e as principais ações, como os protocolos de raças, as plataformas de rastreabilidade animal e vegetal, o projeto Forrageiras para o Semiárido, bem como o HUB Digital, o Mercado CNA e o ID Agro – Máquinas.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas