Logo CNA

Comissão Nacional de Fruticultura da CNA debate plano de ação para 2022
28507815752 f5d674c62e c

Colegiado se reuniu nesta terça (19) por videoconferência

19 de abril 2022
Por CNA

Brasília (19/04/2022) – A Comissão Nacional de Fruticultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu, na terça (19), para tratar do seu plano de ação para a atividade em 2022 e debater a conjuntura do mercado de frutas e as perspectivas para os próximos meses.

No encontro também foram apresentadas a nova presidente e a vice-presidente da Comissão, Lígia Carvalho e Nilde Lage, respectivamente. Elas pontuaram a importância da atuação do colegiado, bem como de trabalhos que busquem difundir o consumo de frutas pela população.

Uma das ações propostas na pauta de trabalho é a unificação da base de dados do setor de hortifrúti, propondo a inserção de dados setoriais de frutas e hortaliças no Observatório do Agro.

Outro tema a ser trabalhado trata do diagnóstico e do desenvolvimento de estratégias de comercialização regionais de hortifrútis, com apoio da Assistência Técnica e Gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), explicou a assessora técnica da comissão, Letícia Fonseca.

Além desses temas, a comissão irá trabalhar em um diagnóstico das cadeias que apresentam potencial para ampliação no mercado global. Para isso, serão estudados os mercados demandantes, a sazonalidade da demanda e os gargalos como a logística da exportação.

Outra ação da comissão será, juntamente ao Comitê Minor Crops Brasil, seguir apoiando a ampliação de defensivos agrícolas para as Culturas com Suporte Fitossanitário Insuficiente (Minor Crops).

Conjuntura - A reunião contou com a participação da pesquisadora Marcela Barbieri, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Ela fez uma apresentação sobre a conjuntura de mercado das frutas analisadas pela equipe, como mamão, uva e maçã.

Um dos pontos de atenção mencionados foi a elevação nos custos de produção, em especial fertilizantes, frente à redução na produção, diante de eventos climáticos regionais, resultando em alguns casos na menor rentabilidade da atividade.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas