Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA avalia impactos de normas no transporte de animais
Encontro reforçou objetivo de construir soluções para o setor
Brasília (27/08/2025) – A Comissão Nacional de Aves e Suínos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou reunião, na quarta (27), para debater a minuta da Portaria que estabelece regras e procedimentos para o bem-estar de animais de produção durante o transporte no Brasil em Consulta Pública, o III Encontro Nacional das Cadecs de Aves e Suínos e a atualização sobre o Fórum Nacional de Integração (Foniagro).
Para o presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA, Adroaldo Hoffmann, as reuniões da Comissão reforçam o papel da entidade na construção de soluções para os produtores.
“Esses encontros trazem benefícios diretos para as cadeias produtivas porque disseminam boas práticas e fortalecem o diálogo em torno dos principais desafios do setor”, afirmou.
O assessor técnico da Comissão, Rafael Lima Filho, apresentou uma análise sobre a consulta pública das Portarias SDA/MAPA nº 1.280/2025 e nº 1.295/2025, que tratam da proteção e do bem-estar de animais de produção durante o transporte.
Segundo ele, apesar da importância do tema, as propostas não levam em conta a realidade do manejo no campo, das condições das rodovias e transporte animal no país e podem gerar aumento significativo dos custos para as cadeias de aves e suínos. “Outro ponto é que não há previsão de implementação gradativa, o que pode impactar ainda mais a rotina dos produtores”, destacou.
Rafael também falou sobre o III Encontro Nacional das Cadecs de Aves e Suínos, que será realizado nos dias 18 e 19 de novembro, na sede da CNA, em Brasília. O evento reunirá lideranças de produtores integrados para debater os principais desafios e oportunidades do setor.
Em seguida, foi feita uma atualização sobre a participação de representantes da CNA nas reuniões do Fórum Nacional de Integração (Foniagro) em 2025, retomadas por demanda dos próprios produtores. O fórum é um espaço de diálogo entre os elos da cadeia, com foco na melhoria das relações contratuais e da competitividade do setor.
"O fórum é um espaço de diálogo entre os elos da cadeia, com foco na melhoria das relações contratuais e da competitividade do setor”, destacou o presidente Adroaldo.