Bahia
Notícias
“Pulverização aérea é segura, eficiente e viabiliza a produção de alimentos em larga escala”, diz vice-presidente da Faeb, em audiência pública
11 de setembro 2023Queijos produzidos na Bahia são premiados em concurso nacional
12 de julho 2023Primeiro Hub do Agro na Bahia será inaugurado em Salvador
3 de fevereiro 2023Comissão Baiana da Cadeia Produtiva do Leite se reúne na sede do Sistema Faeb/Senar

Por: Sistema Faeb
A Comissão Baiana da Cadeia Produtiva do Leite se reuniu na sede do Sistema Faeb/Senar nesta terça-feira (23), para dar continuidade às ações voltadas para o desenvolvimento do setor leiteiro no estado. Durante o encontro, alguns membros falaram sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas nos oito municípios que fazem parte do Projeto Piloto de Ações Integradas. Também foi apresentada a proposta de planejamento estratégico, elaborada pelo Grupo de Trabalho e Planejamento para a Cadeia Produtiva do Leite.
O presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, deu início a reunião agradecendo a presença dos membros da comissão e destacando o empenho de todos durante os encontros.
“Ficamos felizes de ver que a frequência dos membros é bastante significativa, isso dá muito credibilidade ao que tem sido feito pelas instituições que possuem assento na comissão. Nesse momento que o Brasil está vivendo, independente do posicionamento político-partidário, precisamos, cada vez mais, reforçar as instituições do país para que a sociedade possa ter direito de ser ouvida e participar das decisões e das políticas públicas”, disse o presidente.
Ele também deu destaque às atividades que vem sendo desenvolvidas pelo sistema e que visam oferecer aos pequenos produtores do estado, de forma gratuita, assistência técnica com profissionais qualificados.
“Estou bastante esperançoso com o trabalho que vem sendo realizado. Cada dia que passa, entendemos que na cadeia produtiva do leite é fundamental que o produtor tenha assistência técnica continuada e de qualidade, para ajudá-lo a desenvolver o sistema de produção, passando de um pequeno tirador de leite a um grande empreendedor”, completou Humberto.

Durante o encontro, o coordenador de programas do SENAR Bahia, Gabriel Menezes, falou sobre seis novas turmas que foram formadas para receber assistência técnica do Programa Pro-Senar Leite nos municípios de Ipirá, Santa Luz, Queimadas, São Domingos, Marcionílio Souza e Baixa Grande.
Em seguida, o professor Mauro Figueiredo, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), e consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apresentou a proposta do planejamento estratégico que tem como premissas assistência especializada, participação de parceiros comerciais, atuação independente de cooperativas e associações, entre outras.
Além dos representantes do Sistema Faeb/Senar, também estavam na reunião representantes do Sebrae; Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB); Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB); Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri); Superintendência de Inclusão e Segurança Alimentar (SISA); Secretaria do Planejamento (Seplan); Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Associação dos Criadores de Gado do Oeste da Bahia (Acrioeste); Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR); Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia (Sindileite-BA); produtores de queijo artesanal; entre outros.