Logo CNA

Goiás

Com o fim do vazio sanitário, produtores devem ficar atentos ao clima para iniciar semeadura
Plantio

Com a presença do El Niño, o período de chuvas pode ter variações, além de elevadas temperaturas

22 de setembro 2023

A partir da próxima segunda-feira (25), os produtores rurais já podem iniciar o plantio da soja. O período vai até o dia 02 de janeiro. A liberação para a semeadura acontece após o fim do vazio sanitário que termina em 24 de setembro. A medida segue a Instrução Normativa nº 02, de abril de 2022, do Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). A ação fitossanitária é importante para a sanidade vegetal no Estado.

“No total, foram 90 dias sem a presença da planta de soja nos campos goianos. Com esta medida reduziu-se a quantidade de esporos do fungo da ferrugem asiática, impedindo a maior incidência da praga na fase inicial do cultivo”, explica Leonardo Machado, assessor técnico da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, Faeg.

Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Goiás é o terceiro maior produtor de soja e de grãos do país. A previsão para a safra 2022/2023 é de 17,7 milhões de toneladas da oleaginosa, uma alta de 2%, comparada à passada.

Para iniciar o próximo plantio, o produtor conta com a chegada de chuvas mais frequentes. A previsão é que elas cheguem na segunda quinzena de outubro. “A recomendação, como este é um ano com a presença do El-Ninõ, e atenção com as chuvas, que podem ter um comportamento diferente, além de elevadas temperaturas. Assim o produtor deve ter muita cautela no momento da semeadura, para não ocorrer a necessidade de replantio", sugere, Leonardo.

Comunicação Sistema Faeg/Senar/Ifag