Logo CNA

Amapá

Com a interlocução do Sindicato Rural de Itaubal, mulheres produtoras receberão recursos para fomentar projetos produtivos
FOTOS FOMENTO MULHER 1

19 de fevereiro 2020

Por: Daniel Alves - Assessor de comunicação do Sistema Faeap/Senar

No último sábado (15), produtoras rurais no município de Itaubal assinaram contratos de financiamento do crédito “Fomento Mulher”, iniciativa fruto da cooperação entre o Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O Sindicato Rural de Itaubal (SRI) orientou as contempladas sobre o acesso ao investimento, que estimulará na independência financeira da trabalhadora rural.

Dos projetos aprovados e pré-aprovados do município, 29 foram contemplados com a linha de crédito no valor de até R$ 5 mil. Esse investimento é dedicado as mulheres assentadas da reforma agrária, deste modo, a beneficiária pode acessar o valor para a implantação de seu projeto produtivo, individual ou coletivo, sob responsabilidade da mulher titular do lote. Serão disponibilizados até R$ 18 milhões de créditos para projetos em todo o Estado do Amapá nos próximos três anos.

Além de Itaubal, mas três assentamentos nos municípios de Macapá e Tartarugalzinho serão assistidos pela iniciativa, totalizando 95 projetos contemplados. Os recursos serão empregados em diversas atividades rurais, como avicultura, mandiocultura, horticultura, suinocultura, irrigação e aquisição de equipamentos e insumos agrícolas.

De acordo com o presidente do SRI, Cláudio Bulhões, a representação dos produtores rurais na região mantém parcerias dessa natureza com órgãos como o RURAP, INCRA e a Secretaria Municipal de Agricultura, no sentido de melhor assistir os seus associados, garantindo a eles melhores possibilidades de investimento em seu trabalho no campo.

Para Osvaldo Hélio Dantas Soares, diretor presidente do Rurap, essa é uma política pública de interesse dos produtores assentados pela reforma agrária e, por meio desse convênio, além da elaboração dos projetos o Instituto estará prestando assistência técnica as iniciativas desenvolvidas.

Matérias Relacionadas