CNA solicita liberação para importação de sementes de ostras
Pedido feito ao Ibama beneficiará principalmente a produção de Santa Catarina
Brasília (28/05/2019)
– A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) solicitou a liberação para importar sementes ou larvas da ostra japonesa ou do Pacífico (
Crossostrea gigas
), em reunião com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O encontro aconteceu na segunda (27) e contou com a presença do assessor técnico da Comissão de Meio Ambiente da CNA, João Carlos Dé Carli, do coordenador de sustentabilidade da CNA, Nelson Ananias, e do diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas do Ibama, João Pessoa Junior.
A importação da espécie exótica Crossostrea gigas foi proibida em 2008 e desde lá os ostreicultores de Santa Catarina ficaram dependentes de uma única fonte supridora de sementes de ostra, o que provocou problemas como atraso no fornecimento.
O pedido é para que uma nova Portaria do Ibama seja elaborada e publicada o mais rápido possível para liberar novamente a entrada de formas jovens da C. gigas por período suficiente para que se resolva a vulnerabilidade do suprimento nacional. Hoje, o principal exportador do produto para o Brasil seria o Chile.
Segundo João Carlos Dé Carli, durante o encontro ficou definido que o pedido deverá ser formalizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina.
“Fizemos a solicitação ao Ibama e não houve rejeição por parte deles. Tendo essa solicitação da secretaria do estado de Santa Catarina acreditamos que a autorização sairá o mais rápido possível”, afirmou o assessor técnico da CNA.
Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Vinícius-Senar/SC
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte