Logo CNA

‘CNA segue firme na busca para diversificar fontes de financiamento do agro’
Whats App Image 2023 04 12 at 10 38 43

João Martins discursou na abertura do workshop “Fiagro Descomplicado: Mercado de Capitais e o Financiamento do Agro”

12 de abril 2023
Por CNA

Brasília (12/04/2023) - Na abertura do workshop “Fiagro Descomplicado: Mercado de Capitais e o Financiamento do Agro", o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, afirmou, na quarta (12), que a “CNA segue firme na busca pela diversificação das fontes de financiamento para o agro brasileiro”.

“Estamos trabalhando para melhorar o ambiente de negócio do crédito privado e difundir novas opções de financiamento para pequenos e médios produtores. Devemos unir forças para popularizar essa parceria que já deu certo”, afirmou Martins.

Promovido pela CNA e pelo Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio (IBDA), o seminário ocorreu na sede da Confederação, em Brasília.

Martins disse que a casa do produtor estava aberta para sediar o evento sobre mercado de capitais e financiamento do agro, dois temas de extrema importância para a economia do nosso país.

O presidente da CNA disse que frequentes interrupções das linhas de crédito dos programas oficiais do Plano Safra, por insuficiência de recursos, trazem como consequência a redução ou até mesmo a descontinuidade de certos investimentos por parte dos produtores rurais.

“Além disso, com a elevação dos custos de produção nas últimas safras, a necessidade de recursos acentuou-se ainda mais e o setor mobilizou-se por fontes alternativas de financiamento”, disse.

Ele também falou que com a publicação da Lei do Agro, em 2020, os instrumentos privados destinados ao agronegócio tiveram um grande salto. “A relação entre o mercado de capitais e o agronegócio se estreita e se mostra vantajosa para ambos”.

João Martins, presidente da CNA João Martins, presidente da CNA

Segundo Martins, os “produtores rurais têm grande potencial para captar recursos no mercado de capitais, a fim de financiar seus investimentos para garantir a produtividade, a competividade do setor e a segurança alimentar, não só do Brasil, mas de boa parte do mundo”.

E os investidores, continuou o presidente da CNA, “têm a chance de investir em um setor que oferece boas perspectivas de retorno financeiro, no curto e no longo prazo, além de grande segurança quanto ao risco de crédito e estarão contribuindo para o desenvolvimento sustentável das mais diversas regiões do país”, disse Martins.

Também discursaram na abertura o presidente do IBDA, Renato Buranello, o secretário-adjunto de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Wilson Vaz de Araújo, e o assessor especial do Mapa, Carlos Augustin.

Buranello reforçou a importância do evento para descomplicar os fundos com a cartilha Fiagro: Conceito, Características Gerais e Tributação e os painéis. "Nosso objetivo é justamente criar um espaço de diálogo entre o setor público e privado para maior desenvolvimento do crédito."

O secretário-adjunto de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Wilson Vaz de Araújo, afirmou que o Brasil tem uma política agrícola moderna e que discutir recursos privados para o setor mostra que "estamos no caminho certo."

Já Carlos Augustin, assessor especial do Mapa, disse que o recurso que irá financiar o setor está nas mãos do cidadão comum. No entanto, ressaltou, o desafio será "a criação de normativas". Para isso acontecer, é preciso tornar o cidadão comum um investidor do agro."

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação