Logo CNA

CNA reúne produtores do Sudeste para debater propostas ao plano agrícola
Whats App Image 2024 04 04 at 17 30 05

Encontro foi na quinta (4), em São Paulo. Fotos: Faesp

5 de abril 2024
Por CNA

Brasília (05/04/2024) – A CNA promoveu na quinta (4), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), um encontro para debater as demandas dos produtores rurais da região Sudeste para o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2023/2024.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil também promoveu neste ano encontros nas regiões Sul (PR), Norte (RO), Centro-Oeste (MS), Nordeste (BA) e Matopiba (MA).

As propostas levantadas nas regiões vão compor um documento que será encaminhado aos parlamentares e ao governo como contribuição para a elaboração do PAP.

“Ficou claro que as demandas dos estados do Sudeste são muito similares. Foi muito importante discutir seguro agrícola, subvenção e taxa de juros. É fundamental dar voz ao produtor, principalmente ao pequeno, que precisa ter acesso às linhas de crédito”, afirmou o presidente da Faesp, Tirso de Salles Meirelles.

Na abertura da reunião em São Paulo, o assessor técnico da CNA, Guilherme Rios, afirmou que a entidade procura atender as necessidades e particularidades dos produtores. “Muitas vezes os instrumentos não chegam na ponta porque não estão de acordo com a realidade dos produtores”.

Os principais pontos levantados pelos produtores e presidentes de sindicatos rurais foram dificuldades de acesso ao crédito, exigências de garantias, instrumentos de gestão de risco, redução de burocracias e adequação dos limites e taxas, sobretudo para a agricultura familiar.

Imagem

Na avaliação do presidente do Sindicato Rural de Altinópolis-SP, Guilherme Vicentini, o seguro rural para a cafeicultura não atende o setor e precisa ser aprimorado. “Hoje temos o seguro que cobre a vida da planta, mas por falta de recursos subsidiados pelo governo, o produtor fica desprotegido”.

A advogada da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Helena Carneiro, também destacou a ausência de recursos para alguns produtores do estado. “Diversas atividades possuem um calendário diferente, então quando o produtor tenta acessar o PSR, o volume já foi todo utilizado por outras regiões. Seria interessante pensar em algo que contemplasse essas outras culturas”.

Já o diretor do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes-SP, Gildo Saito, falou sobre os desafios dos produtores em acessar o custeio rural por falta de garantias e seguros que não contemplam a sazonalidade de safras curtas, como hortaliças. “Na atividade de hortifrúti, os ciclos são curtos, portanto, a colheita é rápida. O processo para fazer o seguro do lote ou talhão é tão moroso que, quando o recurso sai, o produtor já colheu e vendeu a produção”.

Guilherme Rios explicou que o principal problema para a oferta de melhores condições do seguro rural continua sendo o baixo orçamento ofertado pelo governo federal. “Nós sabemos da dificuldade do governo em aportar recursos para aumentar o PSR, embora a necessidade da ferramenta esteja clara para todos, sobretudo no cenário de adversidades climáticas que enfrentamos em anos recentes”.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas