Logo CNA

CNA reúne lideranças de produtores integrados em encontro de Cadecs em Brasília
Destaque

Evento foi realizado na sede da Confederação, na terça (19)

19 de setembro 2023
Por CNA

Brasília (19/09/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu, na terça (19), o Encontro das Cadecs para debate e troca de experiências entre produtores integrados de aves e suínos de várias regiões do país.

As Cadecs são Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs).

O encontro reuniu avicultores, suinocultores, técnicos e representantes de Cadecs de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal, que relataram a atuação das comissões em seus estados.

As Cadecs foram criadas pela Lei da Integração (13.288/2016) com o intuito de mediar a relação entre produtores e indústrias dentro do regime de integração vertical, no qual eles firmam parcerias para produção e comercialização de produtos, sendo um sistema bastante utilizado nas cadeias de aves e suínos.

Na abertura, o diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, apresentou a estrutura do Sistema CNA e a atuação da entidade na defesa dos produtores rurais brasileiros. Lucchi ressaltou a importância do evento para o intercâmbio de informações, buscando aprimorar o trabalho das Cadecs.

Diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi

“A CNA trabalha em iniciativas para a organização das cadeias produtivas em busca do equilíbrio nas relações comerciais entre produtores integrados e agroindústrias para melhorar a rentabilidade do produtor. É fundamental fortalecer as Cadecs para a defesa dos interesses dos produtores rurais com o intuito de ampliar a competitividade”.

Em seu discurso, o presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA, Adroaldo Hoffmann, ressaltou que o debate propõe melhorias para a sustentabilidade do negócio em conformidade com a Lei de Integração, que estabelece parâmetros mínimos a serem previstos em contratos entre produtores de aves e suínos integrados e indústrias integradoras.

Presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA, Adroaldo Hoffmann

“É fundamental alinhar as informações entre os representantes das comissões para equilibrar as atividades de avicultura e suinocultura. Nesse sentido, a atuação da CNA busca debater os temas relevantes ao setor para melhorar o sistema de integração para os produtores”.

Vice-presidente da Comissão de Aves e Suínos da CNA, Fernando Ribeiro

O vice-presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos, Fernando Ribeiro, que também é presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape/DF) destacou que a CNA não tem medido esforços para proteger os produtores em todas as esferas.

Boas práticas para o funcionamento de Cadecs – Em sua apresentação, o consultor técnico da CNA, Iuri Machado, destacou a importância do Manual de Boas Práticas das Cadecs como ferramenta para orientar os produtores nas negociações dentro do regime de integração.

O manual foi elaborado em 2021 e publicado pelo Fórum Nacional de Integração (Foniagro ). "O manual reforça e sistematiza os pontos já colocados na lei a respeito do funcionamento das Cadecs, além de registrar entendimentos que não estão detalhados na lei e são consenso entre as entidades nacionais representativas”.

Consultor técnico da CNA, Iuri Machado

O consultor falou dos principais pontos referentes às atribuições e das bases para o bom funcionamento de uma Cadec.

Para auxiliar os produtores integrados, o Sistema CNA/Senar criou o programa Cadec Brasil, em 2019. O assessor técnico da CNA, Rafael Ribeiro apresentou as inciativas já realizadas.

“O programa tem o objetivo de buscar o equilíbrio de forças nas negociações, levando informações aos produtores integrados para uma distribuição justa. Para auxiliar os produtores integrados de aves e suínos, oferecemos consultoria jurídica gratuita, além de capacitações presenciais e a distância com foco na Lei da Integração e nas Cadecs”.

Desde o início do programa, o Sistema CNA/Senar já capacitou presencialmente 30 instrutores, 176 produtores e realizou mais de 100 ações entre consultoria jurídica, análises de contratos e elaboração de pareceres.

No formato a distância, já foram registradas mais de 1.600 matrículas no curso, que está disponível no link: https://ead.senar.org.br/cursos/cadec

Os participantes também conheceram o projeto de apoio às lideranças dos produtores integrados de aves e suínos nas negociações com as integradoras, realizado pela CNA em parceria com as federações estaduais de agricultura e pecuária.

Assessor técnico da CNA, Rafael Ribeiro

“São disponibilizados técnicos capacitados para auxiliarem os representantes dos produtores nas Cadecs nas negociações com as integradoras de aves e suínos, na condução das reuniões e no cumprimento da Lei da Integração”, declarou o assessor técnico da CNA.

Os técnicos que participam do projeto nos estados também compartilharam suas experiências.

Andrei Betim, que atua em Mato Grosso, disse que a Lei da Integração e a implantação das Cadecs trouxeram ganhos enormes, mas ainda existem desafios. “Um deles é a necessidade de fortalecer ainda mais os produtores integrados e verificar novas possibilidades de integração”.

Arley de Oliveira, de Minas Gerais, destacou que são necessárias algumas melhorias para garantir segurança e dar mais credibilidade aos produtores e avaliou o encontro positivamente. “O grande ganho desse trabalho é a construção de uma rede de contatos e o acesso ao conhecimento para fortalecer a cadeia produtiva”.

Em Mato Grosso do Sul, o técnico Antônio Marcos Brunhara criou uma plataforma com acessibilidade às informações para as Cadecs. “Esse foi um grande diferencial, pois os dados demonstram com transparência algumas métricas para a agroindústria”.

Durante o encontro, os participantes conheceram os serviços de consultoria jurídica oferecidos pela CNA aos produtores integrados.

Além disso, participaram de debate com os técnicos de Cadecs, os advogados do escritório BSAA Advogados e o especialista em gestão de custos de produção, Edson Kenji Ishikawa.

No debate foram apresentadas as dificuldades encontradas na condução das Cadecs nas negociações de lideranças e agroindústrias, dificuldade de acessar o Relatório de Informações da Produção Integrada (RIPI) e o não reconhecimento por parte da integradora de determinados custos inerentes às atividades e suportados pelos integrados

Médica veterinária, Monique Bianca de Oliveira

Ao final do evento, a médica veterinária Monique Bianca de Oliveira apresentou a análise de resultados da produção integrada após o acompanhamento veterinário dos insumos e animais.

Para conhecer mais sobre o programa Cadec Brasil, acesse: https://cnabrasil.org.br/projetos-e-programas/cadec-brasil

O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, e o superintendente do Senar/SC participaram do evento Gilmar Zanluchi.

Confira outras fotos do evento: https://www.flickr.com/photos/canaldoprodutor/albums/72177720311313621

Assessoria de Comunicação CNA

Fotos: Adriano Brito
Telefone: (61) 2109-1419

flickr.com/photos/canaldoprodutor

cnabrasil.org.br

twitter.com/SistemaCNA

facebook.com/SistemaCNA

instagram.com/SistemaCNA

facebook.com/SENARBrasil

youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas