Logo CNA

CNA recebe representante da Embaixada da Bélgica
52795284447 ffea65c214 c

Encontro aconteceu na terça (4), em Brasília (DF)

5 de abril 2023
Por CNA

Brasília (05/04/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu, na terça (4), com o primeiro secretário da Embaixada da Bélgica, Geert Van Dessel, para debater o sistema produtivo de integração vertical e a questão dos defensivos agrícolas.

O representante europeu solicitou o encontro, realizado com as diretorias Técnica e de Relações Internacionais da CNA, para obter informações sobre a legislação brasileira relacionada aos dois temas.

O diplomata esteva na última edição do AgroBrazil, que aconteceu em março passado em Santa Catarina, e conheceu o regime de integração vertical. Este sistema é bastante utilizado na avicultura e suinocultura, englobando grande parte da produção brasileira.

O coordenador de Produção Animal da CNA, João Paulo Franco, e o assessor técnico da Comissão Nacional de Aves e Suínos, Rafael Filho, explicaram também o funcionamento e a atuação das Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs).

Imagem

As Cadecs estão previstas na Lei da Integração (13.288/2016) com o intuito de mediar a relação entre produtores e indústrias dentro do regime de integração vertical.

A coordenadora de Produção Agrícola, Júlia Almeida, explicou sobre o nível de rigor dos procedimentos para o registro de defensivos agrícolas no país, as atribuições dos órgãos de governo neste processo e os programas oficiais que analisam a presença de resíduos em alimentos, como o Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Produtos de Origem Vegetal (PNCRC) .

Também participaram da reunião as assessoras de Relações Internacionais da CNA Rita Padilla e Elena Castellani.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte