Logo CNA

CNA recebe Encontro de Pesquisa e Inovação
X5 L8931 abre

Evento realizado pela Embrapa trouxe o tema “Biomassa para Bioeconomia”

9 de outubro 2018
Por CNA

Brasília (09/10/2018) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) recebe nesta terça (9) a na quarta (10) o V Encontro de Pesquisa e Inovação da Embrapa Agroenergia com o tema “Biomassa para a Bioeconomia”.

O evento é promovido pela Embrapa e tem o apoio da Confederação. O assunto compõe a pauta da Comissão Nacional de Silvicultura da CNA, que tem trabalhado para que o produtor rural utilize a biomassa como fonte de diversificação da renda.

“A CNA defende os interesses do produtor e considera importante esse evento acontecer na casa, tendo em vista que o produtor brasileiro tem uma grande capacidade de aproveitar produtos e subprodutos para gerar energia”, destacou o presidente da Comissão, Walter Rezende, na abertura do encontro.

Walter Rezende, presidente da Comissão de Silvicultura da CNA

Segundo ele, a biomassa oscila entre a segunda e a terceira maior fonte de energia elétrica nacional e pode no curto prazo tornar-se a forma mais palpável de promover a bioeconomia no País.

“Com o desenvolvimento tecnológico podemos ir além e a Embrapa exerce papel de destaque no desenvolvimento dessas tecnologias, que farão com que esse combustível se torne cada vez mais competitivo frente aos demais”.

O chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Guy de Capdeville, afirmou que o evento busca integrar academia e setor produtivo, com foco principalmente nas demandas dos produtores rurais e da agroindústria.

Guy de Capdeville, chefe-geral da Embrapa Agroenergia

“Quando a gente se aproxima do setor privado e do setor público, conseguimos identificar a real demanda para podermos atuar com foco direcionado à solução daqueles problemas que são reais e são as necessidades do setor agroindustrial”, disse.

Para Capdeville, o setor agroindustrial crescendo o País também cresce, porque haverá mais empregos e geração de renda para a população.

“A gente acaba construindo uma relação de confiança e o setor produtivo vê na ciência a solução para seus problemas de forma pontual. Ao atendermos de forma específica essas demandas, aumenta a possibilidade de atingirmos o mercado e a sociedade com os resultados dessa pesquisa e, dessa forma, o Brasil avança e a sua economia ganha”.

Além dos palestrantes, o primeiro dia do Encontro contou com a presença de diversas autoridades como o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, e o ex-presidente e pesquisador da Embrapa, Eliseu Alves.

Eliseu Alves, da Embrapa, e Daniel Carrara, do Senar

O primeiro dia do evento debateu os seguintes temas: Políticas Globais para Biocombustíveis/Bioeconomia frente às Demandas por Sustentabilidade; Bioprodutos a partir da biomassa no conceito de biorrefinaria; e Biotecnologia para aumento de produção e enfrentamento das mudanças climáticas.

O evento segue nesta quarta (10).

A ssessoria de Comunicação CNA/SENAR

Telefone: (61) 2109 1419

cnabrasil.org.br

senar.org.br

facebook.com/SENARBrasil

twitter.com/SistemaCNA

facebook.com/SistemaCNA

instagram.com/SistemaCNA

https://www.flickr.com/photos/ ...

Áreas de atuação