Logo CNA

CNA realiza webnar 'OCDE-FAO - Perspectivas agrícolas 2023-2032‘
Live OCDEFAO2

Live foi realizada na terça (5)

6 de setembro 2023
Por CNA

Brasília (06/09/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil realizou, na terça (5), uma live para debater o Sumário Executivo elaborado pela CNA que traz os principais pontos do relatório “OCDE-FAO Perspectivas Agrícolas 2023-2032”.

O debate foi mediado pelo assessor de Relações Internacionais da CNA, Pedro Rodrigues, e contou com a participação do representante da FAO no Brasil, Rafael Zavala, e da adida agrícola na Embaixada do Brasil em Paris, Helena Queiroz.

Imagem

O relatório é fruto de um trabalho colaborativo entre Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), governos membros e organizações internacionais relacionadas à produção de commodities.

Segundo Pedro Rodrigues, a CNA fez uma análise do documento que destaca as principais tendências econômicas e sociais que afetam a produção de alimentos.

Em sua análise, a CNA traz os principais aspectos referentes à produção agrícola nacional, avaliando as perspectivas apontadas e ressaltando o importante papel do Brasil na redução da emissão de gases de efeito estufa (GEEs) e no combate à insegurança alimentar.

Durante a live, Helena destacou que o relatório aponta o comércio internacional como a única forma de garantir a segurança alimentar mundial.

“Temos três pontos que a agricultura precisa cumprir para ter o desenvolvimento econômico esperado. São eles: a garantia da segurança alimentar e nutricional, o aumento da produtividade com sustentabilidade e que gere renda. Tudo isso tem que ser feito num ambiente de mudanças climáticas, na qual a agricultura é altamente impactada, e com sustentabilidade”, explicou a adida agrícola.

Para Zavala, o Brasil é uma “grande locomotiva” alimentar mundial. “Em todo o planeta temos cinco maiores produtores de alimentos no mundo - China, Índia, Estados Unidos, Brasil e Rússia. O Brasil é o quarto maior produtor de alimentos no mundo, mas essa locomotiva alimentar tem grandes desafios”, disse.

Imagem

O representante da FAO reforçou os pontos apresentados pela adida agrícola brasileira como premissas básicas e desafios para o agro brasileiro. Ele também destacou o desafio de diminuir a grande dependência por insumos e a necessidade de se gerar estratégias para uma agricultura de baixo carbono.

Conheça o Sumário Executivo elaborado pela CNA sobre o relatório “OCDE-FAO Perspectivas Agrícolas 2023-2032”.

Toda a live está disponível no Youtube do Sistema CNA/Senar.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação