CNA realiza 1º Fórum Empresarial Agrícola do Mercosul

Evento acontece na quarta (5), na sede da entidade, em Brasília

Por CNA 5 de novembro 2025
Compartilhe:
Whats App Image 2025 11 05 at 10 11 34

Brasília (05/11/2025) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou, na quarta (5), em Brasília (DF), o 1º Fórum Empresarial Agrícola do Mercosul.

O evento reuniu os representantes das principais entidades do setor agropecuário do bloco, governo, parlamentares e especialistas para discutir os desafios e oportunidades da região no comércio internacional do agro.

Participaram da abertura o vice-presidente de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion, o presidente da Federação das Associações Rurais do Mercosul (Farm), Jorge Andrés Rodríguez, o secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua, e o diretor do Departamento do Mercosul do Ministério das Relações Exteriores, Embaixador Francisco Cannabrava.

Em sua fala, Gedeão Pereira lembrou o aumento do comércio entre os países do bloco sul-americano e destacou a importância dos acordos comerciais como uma grande oportunidade para o Mercosul no comércio global de produtos do agro.

Gedeão ressaltou ser essencial para o setor abrir novos mercados e que os países precisam intensificar as negociações de novos acordos extrabloco.

Imagem

Para o presidente da FPA, Pedro Lupion, a cooperação entre as entidades e os produtores do Mercosul, com a troca de experiência e posições conjuntas, irá fortalecer o setor agropecuário da região.

Já o diretor do Departamento do Mercosul do MRE, Embaixador Francisco Cannabrava, afirmou que o bloco é uma potência agrícola mundial e falou sobre os acordos comerciais em andamento, que podem beneficiar o setor agropecuário sul-americano.

Por sua vez, Luis Rua, secretário de Relações Internacionais do Mapa, destacou a importância da abertura de mercados para os produtos do agro brasileiro e afirmou que o futuro da produção agropecuária mundial passa, inevitavelmente, pelos países do Mercosul, que torna a região essencial para o comércio global.

Encerrando a abertura, o presidente da Farm reforçou a importância de o bloco fazer seus produtos chegarem ao resto do mundo, especialmente no momento que a segurança alimentar se torna cada vez mais presente. Para ele, o fórum é uma oportunidade para mostrar o que os produtores rurais do Mercosul podem fazer de melhor a partir a união de todos.

Na sequência da abertura, o Fórum realizou painéis que abordaram temas como barreiras comerciais e protecionismo; sanidade animal; e ampliação da pauta exportadora.

Áreas de atuação relacionadas