Logo CNA

CNA promove reunião da Comissão Nacional da Região Norte em Roraima
Reuniao comissao norte rr 2

Encontro itinerante aconteceu durante a feira agropecuária Expoferr Show, em Boa Vista. Fotos: Assessoria de Comunicação da Faerr

17 de novembro 2023
Por CNA

Brasília (17/11/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu a reunião itinerante da Comissão Nacional da Região Norte na sexta (17), em Boa Vista (RR), durante a feira agropecuária Expoferr Show 2023.

A reunião aconteceu de forma híbrida na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Roraima (Faerr) com a participação dos presidentes das Federações da região: Muni Lourenço (Faea), Sílvio de Carvalho (Faerr), Hélio Dias (Faperon), Paulo Carneiro (Faet), Assuero Veronez (Faeac), Iraçu Colares (Faeap), e Eliane Zacca, representando Carlos Xavier (Faepa).

Imagem

Os presidentes das Federações de Santa Catarina (Faesc), José Pedrozo, e do Distrito Federal (Fape), Fernando Ribeiro, e o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, também participaram da reunião como convidados.

O presidente da Comissão e da Faea, Muni Lourenço, abriu a reunião e falou sobre a importância da região amazônica, que está na agenda de prioridades do Sistema CNA, com foco na redução das desigualdades regionais.

“Apesar da região ter imensas riquezas, também convive com várias carências e dificuldades como falta de infraestrutura, pobreza e outras demandas próprias da região.”

Imagem

Lourenço apontou a preocupação principalmente com a população local, que segundo ele, precisa de mais oportunidades de emprego e geração de renda.

"Falta compreensão da sociedade em relação à região amazônica. A Amazônia não é só florestas, tem pessoas embaixo. Atualmente temos 56% da população vivendo abaixo da linha da pobreza. Por isso precisamos discutir os gargalos da região."

O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, destacou as particularidades da região, como distâncias e falta de infraestrutura, e ressaltou que a Amazônia precisa de atenção porque as pessoas têm vivido na pobreza.

Imagem

“Hoje, o maior gargalo é apresentar a Amazônia como ela é. Precisamos colocar a comunicação da região como prioridade da Comissão para mostrar ao mundo que não é só cobrar a proteção das florestas, mas ajudar as pessoas também.”

A pauta tratou ainda do Plano Safra 2023/2024 e das linhas de crédito do Fundo Constitucional de Financiamento da região Norte (FNO). O diretor comercial do Banco da Amazônia (Basa), Marivaldo Gonçalves de Melo, fez uma apresentação sobre o tema, onde abordou a aplicação dos recursos do plano safra por estado, de acordo com as linhas de crédito do Pronaf para investimento e custeio.

Imagem

Já o assessor técnico de Política Agrícola da CNA, Guilherme Rios, falou sobre os custos acessórios e cartoriais do crédito rural para a região Norte.

Segundo o presidente da comissão, Muni Lourenço, os altos valores cartoriais têm onerado o custo dos financiamentos adquiridos pelos produtores rurais da região.

Guilherme Rios fez uma apresentação onde deu um panorama dos custos cartorários por estado do Norte e mostrou alguns caminhos para redução de custos, entre eles, ação junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para padronização dos custos de emolumentos, operacionalização efetiva do Sistema Eletrônico de Registros Públicos (SERP) e articulação legislativa.

Imagem

No período da tarde, os membros da comissão seguiram para o Parque de Exposição Dandãezinho, onde participaram de uma reunião de lideranças rurais e visitaram os estandes da feira agropecuária.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas