Logo CNA

CNA promove reunião da Comissão de Bovinocultura de Corte na Expozebu
4584 E97 F 796 B 4282 A7 E4 5028813 DF509

Um dos temas foi o sistema de rastreabilidade individual

1 de maio 2023
Por CNA

Uberaba/MG (01/05/2023) - A Comissão Nacional da Bovinocultura de Corte da CNA se reuniu na segunda (1), na 88ª Expozebu, em Uberaba (MG), para debater uma série de assuntos relevantes para o setor.

367040 DC 2587 4142 AD53 2545498 B9 CEC

Ao dar as boas-vindas, o presidente do Sistema Faemg/Senar-MG, Antônio de Salvo, destacou a importância do colegiado para o fortalecimento da pecuária brasileira.

O encontro ocorreu no Museu do Zebu, no parque de exposições Fernando Costa. Um dos temas da reunião foi a proposta de rastreabilidade individual.

Depois que o Ministério da Agricultura deixou claro que irá implantar a rastreabilidade individual, a Comissão da CNA apresentou uma proposta que foi construída ao longo de um ano e meio pelas federações estaduais de agricultura e pecuária e pelas principais entidades do setor que fazem parte do colegiado.

O presidente da Comissão, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, destacou que a proposta apresentada pela CNA, em análise na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Carne Bovina, é baseada no entendimento dos produtores rurais e prevê, entre outros pontos, a adesão voluntária dos pecuaristas, proteção dos dados e um prazo mínimo de oito anos para a implementação.

“A rastreabilidade é uma ferramenta para a modernização da pecuária que atende às exigências do mercado global. O que propomos, para atender a exigência do Ministério da Agricultura, é uma espécie de ‘Certidão de Nascimento’ com registro de informações dos animais, que seja factível e atenda às necessidades dos pecuaristas”, destacou.

“Ficamos muito felizes em trazer a reunião da comissão com temas relevantes para os pecuaristas brasileiros na maior feira de Zebu do mundo”, ressaltou o presidente da comissão.

Durante a reunião o assessor técnico da CNA, Rafael Ribeiro, explicou os próximos passos para o andamento da proposta.

O coordenador de inovação e projetos do ICNA, Leonardo Nunes, apresentou os protocolos privados de rastreabilidade de adesão voluntária (AgriTrace Animal).

Já o coordenador de produção animal da CNA, João Paulo Franco, falou sobre a diferença entre as duas iniciativas.

9342 F4 C8 6 D01 4 B2 C 908 C 1 D1 E73 CC624 D

Os integrantes do colegiado ainda conheceram a atuação do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS). A apresentação foi feita pela diretora executiva da entidade, Luiza Bruscato.

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR

Telefone: (61) 2109-1419

flickr.com/photos/canaldoprodutor

twitter.com/SistemaCNA

facebook.com/SistemaCNA

instagram.com/SistemaCNA

facebook.com/SENARBrasil

youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação