Logo CNA

CNA promove primeiro painel online do projeto Campo Futuro
Whats App Image 2020 05 19 at 16 01 35

Iniciativa reunirá produtores rurais de Carazinho para levantamento dos custos de produção de grãos no município e deve ser estendida para todo o País

19 de maio 2020
Por CNA

Brasília (19/05/2020) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realiza no dia 21 de maio o primeiro painel online do projeto Campo Futuro em razão da pandemia do coronavírus.

O encontro, que conta com apoio da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), acontecerá na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Carazinho, a partir das 9h. O objetivo do projeto é levantar os custos de produção de grãos. O evento deverá reunir, principalmente, produtores de soja, milho e trigo da região.

Segundo o assessor técnico da CNA, Thiago Rodrigues, um grupo restrito de participantes deverá se reunir presencialmente respeitando as regras de prevenção e distanciamento previstas. Os técnicos da Confederação e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) acompanharão a reunião de forma remota.

“Como já tínhamos painéis programados e não poderemos viajar devido à pandemia, tentaremos viabilizar a realização do maior número possível de encontros de forma online. Vamos tomar todas as precauções que o coronavírus exige para que o evento ocorra de forma segura”, disse.

Thiago Rodrigues ressalta que será uma experiência “piloto”. A ideia é mobilizar Federações de Agricultura de outros estados para a realização de reuniões no mesmo formato e, dessa maneira, cumprir o calendário previsto para este ano.

“Vamos verificar se esse modelo dá certo, se as informações vão realmente nos ajudar na confecção da planilha com os indicadores e como será a dinâmica de um painel feito de forma remota. Se for aprovado, pretendemos começar a fazer em outras regiões em breve”, afirmou o assessor técnico da CNA.

Conforme o analista econômico do Senar-RS, Ruy Neto, o município de Carazinho foi escolhido para o teste do novo formato de painel porque participa do projeto há 13 anos e conta com um sindicato rural engajado. Além disso, ele ressalta que o Campo Futuro nunca deixou de ser realizado no Rio Grande do Sul desde a sua criação.

“Esse trabalho é muito importante para não interrompermos a série de dados que vem sendo levantada há mais de uma década no estado e o Sindicato dos Produtores Rurais de Carazinho sempre teve uma importância muito grande nisso. É um reconhecimento do trabalho que essas pessoas vêm fazendo para o projeto naquela região”, declarou Ruy Neto.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte