CNA promove Prêmio Brasil Artesanal 2026
Inscrições estão abertas para produtores de azeite de oliva, cachaça de alambique e doce de leite
Brasília (06/02/2025) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) está com as inscrições do Prêmio Brasil Artesanal (PBA) 2026 abertas. A iniciativa é voltada aos produtores de azeite de oliva, cachaça de alambique e doce de leite.
O Prêmio Brasil Artesanal tem como foco estimular a qualificação da produção, o aperfeiçoamento dos processos produtivos e a agregação de valor aos produtos, além de ampliar a visibilidade de pequenos e médios produtores.
De acordo com a assessora técnica da CNA, Fernanda Silva, a expectativa é de forte adesão nesta edição. Segundo ela, a trajetória do programa, que soma 14 edições realizadas, reforça a credibilidade da premiação e os resultados alcançados junto aos produtores participantes.
Doce de leite - O edital é realizado em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional), para produtores com produção anual de até 300 toneladas.
As inscrições seguem abertas até 31 de março, com envio das amostras até 17 de abril e cada participante pode inscrever um produto por categoria: doce de leite pastoso ou doce de leite em barra. O processo de avaliação envolve júri técnico, análise da história do produto, júri popular e premiação.
Azeite de Oliva - O concurso é desenvolvido em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e o Sebrae Nacional.
As inscrições permanecem abertas até 30 de abril, com prazo para envio das amostras até 15 de maio. Os produtores podem inscrever um produto por categoria, nas modalidades blend ou monovarietal, com avaliação pelo júri técnico, análise da história, júri popular e etapa final de premiação.
Cachaça de Alambique - Realizado em parceria com o Sebrae Nacional, é destinado a produtores com produção anual de até 20 mil litros. As inscrições seguem até 31 de março, com envio das amostras até 17 de abril.
As categorias são cachaça branca e cachaça amarela, com avaliação técnica, júri popular, análise das histórias dos produtos e premiação.
Em todos os concursos do Prêmio Brasil Artesanal, os cinco primeiros colocados recebem certificado, premiação em dinheiro e divulgação nos canais digitais e redes