22/07/2019

CNA promove palestras sobre Lei de Integração para produtores de tabaco da região sul

O consultor jurídico da CNA, Thiago de Carvalho, foi um dos palestrantes

Brasília (22/07/2019) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com as federações do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e sindicatos rurais, promove, até sábado (27), uma série de palestras sobre os contratos de integração para produtores de tabaco da região Sul.

Os encontros acontecem em Irati (PR), Itaiópolis (SC), Irineopólis (SC), Ituporanga (SC), Canguçu (RS) e Candelária (RS). As palestras, ministradas pela assessora técnica da CNA, Marina Zimmermann, e pelo consultor jurídico da CNA, Thiago de Carvalho, são voltadas para produtores e trabalhadores da cadeia da fumicultura, presidentes de sindicatos rurais e representantes das Federações.

O objetivo das reuniões é levar informações sobre a Lei 13.288, de 2016, que trata dos contratos entre produtores integrados e agroindústrias. Segundo Marina Zimmermann, a cadeia da fumicultura está intimamente relacionada com os contratos de integração. No entanto, ressaltou, os acordos ainda não são feitos de forma paritária e os fumicultores saem prejudicados.

“Acreditamos que, levando informações para esses produtores rurais, eles poderão se organizar em Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (CADECs) para conseguir realizar contratos mais justos e ter poder de barganha junto às indústrias. A intenção é dar maior segurança tanto jurídica quanto comercial”, disse Marina.

Evento reuniu dezenas de participantes na sede do Sindicato Rural de Irati

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Irati, Mesaque Kecot Veres, existem 29 mil famílias que participam do sistema integrado de tabaco no Paraná. Na opinião dele, as palestras promovidas pela CNA são de extrema validade para os produtores conhecerem seus direitos e deveres na relação de integração para saírem mais fortalecidos.

“Essa aproximação com o produtor rural, olho no olho, é que faz a grandeza do nosso Sistema Sindical. O que a gente procura é uma relação de equilíbrio entre empresas e produtores rurais. Precisamos nos manter unidos nas CADECs para buscarmos esse equilíbrio e todos ganharem juntos”, afirmou Mesaque Kecot Veres.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Veja também