Logo CNA

CNA promove palestras sobre Lei de Integração para produtores de tabaco da região sul
Irati dentro

Encontros acontecem em seis municípios nesta semana

22 de julho 2019
Por CNA

O consultor jurídico da CNA, Thiago de Carvalho, foi um dos palestrantes

Brasília (22/07/2019) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com as federações do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e sindicatos rurais, promove, até sábado (27), uma série de palestras sobre os contratos de integração para produtores de tabaco da região Sul.

Os encontros acontecem em Irati (PR), Itaiópolis (SC), Irineopólis (SC), Ituporanga (SC), Canguçu (RS) e Candelária (RS). As palestras, ministradas pela assessora técnica da CNA, Marina Zimmermann, e pelo consultor jurídico da CNA, Thiago de Carvalho, são voltadas para produtores e trabalhadores da cadeia da fumicultura, presidentes de sindicatos rurais e representantes das Federações.

O objetivo das reuniões é levar informações sobre a Lei 13.288, de 2016, que trata dos contratos entre produtores integrados e agroindústrias. Segundo Marina Zimmermann, a cadeia da fumicultura está intimamente relacionada com os contratos de integração. No entanto, ressaltou, os acordos ainda não são feitos de forma paritária e os fumicultores saem prejudicados.

“Acreditamos que, levando informações para esses produtores rurais, eles poderão se organizar em Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (CADECs) para conseguir realizar contratos mais justos e ter poder de barganha junto às indústrias. A intenção é dar maior segurança tanto jurídica quanto comercial”, disse Marina.

Matérias Relacionadas