CNA participa do I Fórum Baiano de Agronegócio

Evento debateu os principais desafios e oportunidades para 2023
Brasília (15/03/2023) – O diretor jurídico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rudy Ferraz, participou, na quarta (15), do I Fórum Baiano de Agronegócio, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil da Bahia (OAB-BA), realizado em Salvador.
Ele foi expositor no painel “Principais desafios jurídicos para o agronegócio em 2023”, juntamente com o presidente da Comissão Especial do Agronegócio da OAB/BA, Leandro Mosello, e o ex-ministro da Defesa e relator do Código Florestal, Aldo Rebelo.
Ferraz destacou a importância de discutir o direito do agronegócio no mundo jurídico, pois o setor demanda profissionais com capacidades técnicas para atender suas especificidades.

“O agronegócio é um tema praticamente transversal a todas as áreas do direito, demandando profissionalização muito profunda e isso faz com que esse evento seja um ambiente propício para os debates do setor”.
Ferraz também mencionou alguns dos principais temas da pauta jurídica do agro para 2023, como a demarcação de terras indígenas, reintegrações de posse e questões ambientais, entre outros. Outro ponto abordado pelo diretor jurídico diz respeito às propostas de reforma tributária que estão em discussão no Congresso Nacional.
“Defendemos uma alíquota diferenciada para o setor, porque uma unificada vai afetar principalmente as classes produtivas C, D e E. Nós exportamos, produzimos alimentos e não podemos ter uma carga tributária que desestimule a produção agropecuária”.
O fórum também teve a participação do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do estado da Bahia (Faeb), Humberto Miranda, no primeiro painel, cujo tema foi “Projeção do Agronegócio Baiano para 2023”.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte
Áreas de atuação
Matérias Relacionadas

CNA participa do 59º Encontro Ruralista promovido pelo Sistema Faepa
Evento é realizado na terça (6) e quarta (7) em Belém, no Pará

GT Econômico da CNA discute Reforma Tributária, Custo Brasil e cenário econômico para 2023
Reunião aconteceu na quarta (10)

CNA debate reforma tributária na Câmara dos Deputados
Tema foi tratado em audiência pública na quarta (10)

Faesc reforça a importância do manifesto da CNA e outras entidades sobre os riscos das propostas da reforma tributária
residente do Sistema Faesc/Senar-SC e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo destaca importância do manifesto ao lembrar que a carga tributária brasileira é uma das maiores do mundo e consome um terço das riquezas nacionais

Brasil não pode errar na Reforma Tributária, dizem Confederações em manifesto
CNA, CNC, CNT, CNSaúde e CNCoop defendem ajustes nas propostas para evitar “impactos perversos e riscos à sociedade brasileira”

Comissão Nacional de Assuntos Fundiários debate segurança no campo
Reunião foi na sede da CNA, em Brasília

Livro “CARF e o Agronegócio” é lançado na CNA
Obra reúne análises e artigos sobre questões tributárias que envolvem o setor

CNA debate direito de propriedade e segurança jurídica no agro
Entidade participou de painel no Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio