Logo CNA

CNA participa do Fórum Brasil África 2021
Brasil africa forum

Evento foi realizado na terça (23), pelo Instituto Brasil África

23 de novembro 2021
Por CNA

Brasília (23/11/2021) – A coordenadora de Inteligência Comercial da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Sueme Mori, participou, na terça (23), do Fórum Brasil África 2021, promovido pelo Instituto Brasil África.

No painel “Auxiliando os Produtores Rurais a obterem Melhores Resultados: A Experiência Brasileira”, Sueme Mori destacou o trabalho da CNA na defesa dos interesses dos produtores rurais dentro e fora do país.

“A CNA atua na preparação de pequenos e médios produtores rurais para o mercado internacional. O projeto Agro.BR , por exemplo, trabalha cadeias produtivas que não são tradicionais no comércio exterior, como mel, pescados e lácteos. São produtos que não têm um peso grande na balança comercial, mas que são importantes para a economia e para esse grupo de produtores”, disse.

Durante a discussão, a coordenadora afirmou que a pauta exportadora de produtos agropecuários brasileiros ainda é muito concentrada. “Hoje, 33% do que a gente exporta para o mundo é soja em grão. Desse total, 70% foi pra um único país. Então precisamos fazer um trabalho de diversificação de produção, que no fim vai gerar uma diversificação dessa pauta”.

Nesse sentido, Sueme explicou que a ampliação de parceiros comerciais é extremamente importante para o Brasil. “Não há problema algum o país exportar soja. Entretanto, precisamos exportar outros produtos também”.

Com relação à imagem do Brasil mundo afora, a representante da Confederação pontuou que o perfil de grande produtor e exportador de alimentos do país é resultado de investimentos em ciência e tecnologia, além do espírito empreendedor do produtor rural, que aceitou o desafio de produzir em todo o território nacional.

Por fim, Sueme destacou a importância de o Brasil trabalhar cada vez mais em conjunto com a África na defesa de temas de interesse comuns no cenário internacional.

Participaram do debate, moderado pela jornalista Sonia Blota, o embaixador da FAO para o Cooperativismo, Roberto Rodrigues, o assessor de Estratégia Internacional do diretor executivo da Embrapa, Alexandre Morais do Amaral, e o presidente da OCP Fertilizantes, Olavio Takenaka.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação