Logo CNA

CNA participa do Cana Summit 2024
Cana Summit1

Evento é realizado até quinta (11), em Brasília

10 de abril 2024
Por CNA

Brasília (10/04/2024) - O vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Mário Schreiner, participou do Cana Summit 2024, na quarta (10), em Brasília (DF).

A CNA foi uma das apoiadoras do evento, realizado pela Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana). O vice-presidente da República, Geraldo Alkimin, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, o CEO da Orplana, José Nogueira, entre outras autoridades e parlamentares, estiveram presentes no evento.

Autoridades reunidas na abertura do Cana Summit 2024 Autoridades reunidas na abertura do Cana Summit 2024

Na cerimônia de abertura, Schreiner reafirmou a importância do setor sucroenergético para a economia do país, que é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar e o principal exportador global de açúcar, além de se destacar na produção de bioenergia.

“Um setor que nos dá muito orgulho. Sem dúvida nenhuma, esse debate é fundamental para que nós possamos harmonizar essa cadeia produtiva, que é o futuro do Brasil e o futuro da humanidade”, disse.

José Mário Schreiner, vice-presidente da CNA, fala da importância do setor sucroenergético José Mário Schreiner, vice-presidente da CNA, fala da importância do setor sucroenergético

Durante a abertura, ele também falou sobre o projeto de Créditos de Descarbonização (CBios), em tramitação no Senado. "É um ânimo que traz aos produtores. Partimos também para etanol de segunda e terceira geração e SAF (combustível sustentável de aviação), com aviões voando movidos à energia da cana", ressaltou o vice-presidente da CNA.

Painel Político - Schreiner também foi moderador de um painel com parlamentares. O debate teve o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion (PP/PR), e os deputados federais Arnaldo Jardim (Cidadania/SP), Alceu Moreira (MDB/RS), José Vitor (PL/MG) e Marussa Boldrin (MDB/GO).

No painel, eles falaram sobre o trabalho parlamentar e discutiram as principais pautas do setor sucroenergético no Congresso Nacional.

Painel político mediado pelo vice-presidente da CNA, José Mário Schreiner, com parlamentares Painel político mediado pelo vice-presidente da CNA, José Mário Schreiner, com parlamentares

Segundo o vice-presidente da CNA, é importante reconhecer o papel da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Schreiner também afirmou que a representação política é crucial para defender os interesses de diferentes setores produtivos brasileiro.

“Discutimos sobre a cadeia produtiva da cana-de-açúcar, olhando para aquilo que precisamos avançar no que diz respeito ao produtor rural. Foi um debate extremamente proveitoso. Não tenho dúvidas que sairemos daqui com informações preciosas para que possamos continuar avançando”, disse Schreiner.

Evento - O Cana Summit reúne até quinta (11), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), produtores de cana, associações, cooperativas, profissionais e lideranças do setor.

Evento debate o futuro da produção de cana-de-açúcar no Brasil Evento debate o futuro da produção de cana-de-açúcar no Brasil

Nos dois dias, o evento vai tratar sobre o futuro da produção de cana-de-açúcar com um debate que envolve assuntos como o mercado sustentável, oportunidades de rentabilidade para o produtor.

Áreas de atuação