Logo CNA

CNA participa do 1º Encontro Mulheres em Campo em Mato Grosso do Sul
Mulheres em campo

Presidente da Comissão Nacional das Mulheres do Agro palestrou no evento realizado sexta (24)

24 de novembro 2023
Por CNA

Brasília (24/11/2023) – A presidente da Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA, Stéphanie Ferreira, participou do 1º Encontro Mulheres em Campo, promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso do Sul (Famasul), na sexta (24), em Campo Grande.

O evento debateu o empreendedorismo feminino no setor agropecuário e reuniu produtoras e trabalhadoras rurais, representantes de sindicatos, universidades e associações parceiras. O presidente da Famasul, Marcelo Bertoni, discursou e destacou a importância da mulher à frente do sistema sindical patronal.

Em seu painel, Stéphanie contou um pouco sobre a sua trajetória no agro até assumir a presidência da Comissão. “O primeiro contato que tive com o mundo sindical foi em 2015, em um encontro de jovens. No ano seguinte, participei do programa CNA Jovem e comecei a entender o propósito de defender os direitos e interesses dos produtores de forma coletiva, para o bem comum”.

Imagem

Ela afirmou que se formou em engenharia agronômica, trabalhou como técnica de campo do Senar/MS e foi instrutora do programa ABC Cerrado na área de pastagens degradadas. “Enfrentei muitos desafios, mas é importante nós, como mulheres, mostrarmos que não queremos dividir o setor, apenas somar esforços”.

Ela também falou sobre a Comissão Nacional das Mulheres do Agro, que foi lançada no ano passado e é estruturada em três eixos de atuação: aumentar a participação feminina junto ao sistema sindical; capacitar as lideranças e representar os produtores em fóruns e reuniões.

Imagem

“Estar em uma posição de liderança é uma trajetória, é um caminho que precisamos percorrer sabendo da necessidade de fortalecer as entidades de classe. O agro está passando por transformações. A mulher, que antes participava apenas da área financeira e administrativa da propriedade, hoje começa a se colocar à frente das decisões do negócio”, disse.

Na quinta (23), a Comissão Nacional das Mulheres do Agro esteve presente no 6º Seminário Técnico de Inovações, promovido pela União Nacional da Bioenergia (UDOP), em Araçatuba (SP). Na ocasião, a vice-presidente da Comissão, Simone de Paula, apresentou o colegiado para produtoras rurais.

Imagem

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas