Logo CNA

CNA participa de webinar sobre questões climáticas e ambientais do acordo Mercosul-UE
Ricardo arioli

Evento virtual foi promovido pelo Centro Europeu de Política Econômica Internacional (Ecipe), na quarta (7)

7 de julho 2021
Por CNA

Brasília (07/07/2021) A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta (7), do webinar “Combatendo o Desmatamento: Qual o Papel da Política Comercial?”, promovido pelo Centro Europeu de Política Econômica Internacional (Ecipe).

O painel de discussão tratou sobre questões climáticas e ambientais envolvendo o acordo Mercosul e União Europeia. O capítulo de Comércio e Desenvolvimento Sustentável do acordo estabelece disposições sobre desmatamento, mas existem dúvidas quanto aos mecanismos de fiscalização. A UE já indicou que buscará negociar um instrumento adicional.

Durante o encontro virtual, o presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, Ricardo Arioli, afirmou que o Código Florestal Brasileiro é uma das legislações ambientais mais rigorosas do mundo e que o produtor rural tem compromisso em produzir alimentos com sustentabilidade.

Ricardo também destacou que a CNA é contra o desmatamento ilegal e que a prática não está relacionada ao aumento da demanda por alimentos. “Aqueles que descumprem a legislação ambiental devem ser punidos. O desmatamento não é bom para o produtor, para o país, muito menos para o comércio”.

O debate foi moderado pela senior fellow da Ecipe, Emily Rees, e contou com a participação do pesquisador sênior do Instituto Ambiental de Estocolmo, Toby Gardner, o professor em Gestão Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais, Raoni Rajão, o diretor executivo do Instituto Produzir, Conservar e Incluir (PCI) de Mato Grosso, Fernando Sampaio, a analista de Políticas Comerciais, Serviço de Pesquisa do Parlamento Europeu (EPRS), Jana Titievskaia, e a vice-presidente da Delegação para as Relações com o Brasil, Anna Cavazzini.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas