Logo CNA

CNA participa de videoconferência sobre tecnologias para alimentos e bebidas
Webinar alimentos

14 de julho 2020
Por CNA

Brasília (14/07/2020) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou na terça (14) de um debate virtual sobre as tecnologias que influenciarão o mercado de alimentos e bebidas nos próximos anos. O webinar foi organizado pelo Sistema Firjan/Senai-RJ.

Na rodada de perguntas, a superintendente técnica adjunta da CNA, Natália Fernandes, respondeu questões relacionadas à Agricultura 4.0.

“ A agricultura e a pecuária participam do processo de revolução digital. O censo agropecuário de 2017 mostra que, nos últimos 10 anos, houve aumento de 1.900% no acesso a dados por meio de dispositivos digitais no meio rural. De pouco mais de cinco milhões de estabelecimentos rurais, 1,5 milhão de produtores rurais fazem o acesso por meio de dispositivos digitais”.

Ela explicou que as soluções tecnológicas utilizadas no meio rural estão relacionadas à agregação de valor dos produtos, que envolvem a rastreabilidade, sustentabilidade e a qualidade dos produtos, à eficiência de transação, seja ela financeira, de estoque ou logística, além daquelas que auxiliam o produtor na tomada de decisão quanto ao plantio, aplicação de insumos, colheita comercialização e gestão de custo.

Em contrapartida, Natália lembrou que a falta de conectividade está entre os desafios a serem superados, pois mais de 70% dos estabelecimentos rurais brasileiros não possuem internet. Os dados também são do censo agropecuário, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Para o produtor rural, é interessante que o fluxo de todas as operações dentro da propriedade funcione. No entanto, muitas vezes o equipamento agrícola possui uma tecnologia embarcada, mas o produtor não consegue utilizar em sua totalidade pela falta de recursos digitais e integração entre diferentes soluções”, revelou.

Como forma de superar esses desafios, Natália lembrou que o Sistema CNA/Sena atua em diversas frentes de trabalho para melhorar a qualidade de vida e garantir a melhoria da produtividade dos produtores rurais brasileiros, especialmente na pandemia.

Entre os exemplos, ela citou o projeto de conectividade rural, a plataforma de comércio eletrônico Mercado CNA, o sistema de rastreabilidade animal e vegetal Agritrace, o atendimento virtual da assistência técnica e gerencial e cursos a distância do Senar e a rede de inovação para o agronegócio (AgroUp), que busca de soluções inovadoras para os desafios do setor.

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109 1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas