Logo CNA

CNA participa de seminário de fertilizantes na Câmara dos Deputados
Whats App Image 2023 04 27 at 16 12 54

Evento foi realizado na quinta (27)

27 de abril 2023
Por CNA

Brasília (27/04/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou do seminário “Fertilizantes – Uma Questão Estratégica para o Brasil”, na quinta (27), na Câmara dos Deputados, em Brasília.

O evento foi realizado pelas Frentes Parlamentares da Agropecuária, Brasil Competitivo, Mineração Sustentável e Química com o objetivo de promover o debate entre os setores, em busca da integração de propostas e desenvolvimento de soluções satisfatórias, bem como seu estímulo no país.

A coordenadora de Produção Agrícola da CNA, Júlia Almeida, e a assessora técnica, Eduarda Lee, acompanharam a discussão. Segundo elas, um dos temas da pauta foi a implementação do Plano Nacional de Fertilizantes (PNF), lançado em 2022.

“O objetivo do PNF é reestruturar as cadeias de produção de insumos agrícolas para reduzir a dependência do Brasil em relação à importação de fertilizantes”, disse Júlia.

Outro tema do seminário foi o Programa Gás para Empregar, do Ministério de Minas e Energia (MME), que visa o melhor aproveitamento e maior oferta da produção nacional de gás natural, principalmente para as indústrias químicas e de fertilizantes, com potencial de elevação do emprego, renda e segurança energética e alimentar para a população.

Segundo o MME, atualmente o Brasil consome 68 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, mas há espaço para crescimento, com o aumento da oferta a preços competitivos. No entanto, apenas 48 milhões de m³ de gás são provenientes da produção nacional, sendo o restante importado, com preços elevados, sujeitos às flutuações de câmbio e de disponibilidade no mercado internacional.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas