Logo CNA

CNA participa de reunião sobre Manual de Crédito Rural
Colehita de soja wenderson

Encontro virtual foi realizado na terça (28)

28 de setembro 2021
Por CNA

Brasília (28/09/2021) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na terça (28), da reunião técnica da Comissão Externa – Manual de Crédito Rural (MCR), da Câmara dos Deputados, para tratar da revisão do documento e elaboração de proposta legislativa sobre o tema.

O MCR reúne todas as normas aprovadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e editadas pelo Banco Central do Brasil referentes ao financiamento destinado aos produtores rurais.

Na reunião, coordenada pelo deputado Jerônimo Goergen (PP/RS), as entidades representativas do setor produtivo debateram os desafios do crédito rural e o financiamento privado, em especial no que se refere à Cédula de Produto Rural (CPR), títulos do agronegócio, Fiagro, Patrimônio Rural em Afetação e demais instrumentos de crédito e garantias das operações de financiamento rural.

O diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, destacou que os principais gargalos nas contratações de crédito rural estão relacionados à regularização fundiária, garantias exigidas nas operações e os custos intrínsecos às contratações, como os custos cartorários, que variam muito entre os estados.

Já a assessora técnica da Comissão Nacional de Política Agrícola da Confederação, Fernanda Schwantes, afirmou que a entidade tem trabalhado para o fortalecimento do seguro rural e outros instrumentos de gestão de riscos para que sejam utilizados efetivamente como garantia das operações de financiamento.

Também participaram do encontro a assessora técnica da CNA, Mariza de Almeida, a presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, deputada Aline Sleutijes, e representantes da Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (Acebra), da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM), da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja).

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas